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Como o metaverso impactará o setor varejista?

Postado em 05/04/2022

No final de 2021 o Facebook anunciou os planos de se tornar uma empresa de metaverso. Com esse anúncio o termo se popularizou, especialmente quando o Grupo Facebook passou a se chamar Grupo Meta. Mas, na prática, como a mudança impacta nosso dia a dia?


Os especialistas presentes na NRF 2022: Retail’s Big Show – maior evento de varejo do mundo – afirmam que o metaverso é a saída para conquistar novas gerações de consumidores. 

De acordo com a pesquisa divulgada no evento, apenas 38% dos consumidores globais já ouviram falar do metaverso. Mesmo diante disso, 85% dos consumidores acreditam que a presença digital será essencial para o sucesso das marcas no futuro. Confira mais alguns dados levantados pela Wunderman Thompson Data:



Metaverso e os NFTs

O crescimento do metaverso está diretamente relacionado ao crescimento dos NFTs (Non-Fungible Tokens ou Tokens Não Fungíveis), usados para registrar itens – em grande parte, únicos – adquiridos nos mundos virtuais.


A previsão é de que no metaverso as pessoas tenham posses virtuais, por exemplo: você poderá dirigir sem ter carteira de habilitação ou ter uma luxuosa mansão na praia sem risco de assalto; além disso, a proposta é fornecer um espaço 3D e 360° para aproveitar experiências como shows e viagens, tudo virtualmente.

Essa transação de realidade acontece através das criptomoedas e tem movimentado milhões de dólares ao redor do mundo!

E tem gigante do mercado aderindo à modalidade: a Adidas realizou um evento no final de dezembro de 2021 para venda de NFTs, disponibilizando 30 mil tokens, dos quais venderam 29.620, arrecadando mais de 22 milhões de dólares.

Metaverso e o varejo

É impossível prever como o metaverso evoluirá, porém, não podemos ignorar o fato de que, em breve, todas as marcas deverão se adaptar a ele!

Gigantes do setor varejista, incluindo marcas de luxo, já aderiram ao novo formato – e nova fonte de receita –, como Ralph Lauren, Adidas, Zara, H&M, Dolce & Gabbana, Gucci e outros grandes nomes.

Com a publicidade gamificada, as lojas digitais têm sido utilizadas com muito sucesso no metaverso! Alguns exemplos a seguir:

 

• A P&G criou espaços imersivos, durante a CES 2022 – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo –, onde as pessoas podiam interagir com seu portfólio.

• A Hyundai lançou uma experiência semelhante, no ano passado, para os usuários da plataforma de jogos Roblox.

Tecnologia é o futuro! Já parou para pensar como o metaverso deve interferir no seu negócio? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro do que é tendência em comunicação!


Por: Luciana Bagátolli


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