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A Comunicação e o Futuro

Postado em 14/12/2017

Muito se fala a respeito do que será a comunicação no futuro. Quais os rumos da propaganda? Como cavar o espaço da sua marca no coração de seu consumidor? O que as agências de publicidade devem fazer para ter sucesso nesse novo mundo? São perguntas diárias das áreas de marketing, publicidade e comunicação.

Em primeiro lugar: não, o jornal físico não vai acabar. Mas sim, o número de mídias, especialmente as digitais, tende a aumentar muito, o que já vem acontecendo, e agências e anunciantes não podem ficar de fora. Quando surgiu a TV, falava-se que o rádio iria acabar. Não acabou. Quando surgiu o computador e o advento da internet, disseram que a TV iria acabar. Não acabou. Enfim, vamos deixar claro: as opções de mídia aumentaram e quem souber usar com inteligência cada uma delas em seu plano de comunicação vai sair na frente e plantar sua marca na cabeça de seu público.

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E as agências de comunicação também vão ter que se adaptar a esse novo cenário, onde coisas que pareciam tão certas e conceitos tão arraigados estão sendo mudados diariamente. Para isso, como bem falou o Rei Inamoto, CCO global da AKQA e um dos profissionais de criação de maior reputação na publicidade mundial, as agências precisarão de criatividade, tecnologia e velocidade. A criatividade é a matéria-prima básica da comunicação desde os primórdios dessa profissão. A velocidade e a tecnologia, a meu ver, andam de mãos dadas: uma não existe sem a outra. A tecnologia promove a velocidade e a velocidade gera demanda por maior tecnologia. Especificamente na área de comunicação, ser criativo, assertivo e rápido com utilização de tecnologia é a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha nos dias de hoje.

E como colocar sua marca no coração do seu público com esse novo cenário?

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Geração de conteúdo relevante e escolha das mídias de forma consistente e assertiva é a resposta. No meio da comunicação, tem se falado muito do marketing one-to-one, onde a empresa fala diretamente com seu público. Com a possibilidade que o público tem de escolha, saber onde o seu consumidor está e falar diretamente com ele através da mídia mais apropriada fará toda a diferença.

O desafio está aí para todos. O mundo está mudando muito rapidamente e a capacidade para acompanhar esse processo e se comunicar de forma eficaz vai fazer a diferença entre quem permanece e quem não permanece no mercado. E você, está pronto?


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