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Confira cinco dicas para adotar no seu negócio

Postado em 27/05/2021

O quão próximo você está do seu consumidor? No quesito “proximidade”, quero dizer, você está sabendo se comunicar efetivamente com o seu cliente, compreendendo as suas necessidades e comportamentos?

Você pode oferecer muito mais do que uma interação robótica ao usuário, trazendo-o, em vez disso, para mais perto por meio de uma comunicação humanizada. Isso entra no que chamamos de “humanização de marca”.

Para ilustrar o quanto isso é importante, vale mencionar que, de acordo com uma pesquisa da Forrester, em 2020, 25% das empresas poderiam perder mais de 1% de sua receita anual ao não responder de maneira satisfatória aos problemas e eventos sociais com os quais seus clientes se identificam.


É com esse cenário que podemos entender ainda mais por que é tão importante humanizar a sua marca e, antes de tudo, o que deve ser considerado para desenvolver isso.

Você pode estar se perguntando: “O que minha empresa ganha com isso?”, e eu respondo: embora essa aproximação com o consumidor não gere vendas instantâneas, você estará criando valor para a sua marca – e isso é valioso para a fidelização do cliente. É preciso ir muito além do relacionamento de compra e venda.

Tranquilo até aqui? Não se preocupe, hoje trago cinco dicas para você aplicar a humanização de marca no seu negócio – e assim poderá entender mais sobre as vantagens e importância disso.

Confira as cinco dicas para a humanização de marca:



 1. Tenha personalidade!

Sua marca deve ter um estilo próprio e, mais do que isso, demonstrar essa personalidade. Você pode fazer isso estabelecendo um tom de voz, assim como diferentes temáticas para abordar.

Quando falamos em personalidade, incluímos aqui os elementos visuais e a identidade corporativa. É assim que seus consumidores reconhecerão a sua marca e pensarão nela.

Com uma personalidade bem definida, sua marca será valorizada e vista como única.



 2. Um pouco de risada vai bem

Não tenha medo de explorar o lado divertido da sua marca, ou seja, um pouco de humor vai bem! Claro, você deve fazer isso sem ser vulgar ou ofensivo. Como estará se posicionando como amigo do consumidor, naturalmente é preciso agir com mais informalidade – na medida certa.

Mostrar o lado engraçado da marca é uma forma de humanizá-la, criando laços e aproximando-se do público. Isso tudo pode ser feito de maneira simples, sem exageros, afinal, existem diversas formas de trazer humor. E uma delas é compartilhar “memes”!



➤ 3. Ofereça um conteúdo personalizado e verdadeiro

As estratégias de marketing não invasivas servirão para gerar confiança com o público. Ofereça conteúdos personalizados, pensados nas características da persona. Isso inclui esclarecer dúvidas, trazer dicas interessantes, orientações de compra e assuntos relevantes.

No caso do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo, a proposta é descrever produtos e serviços com fidelidade, ou seja, sem exageros. A partir disso, você estará se aproximando do usuário, criando laços sólidos e profundos.

É fundamental reforçar que, para oferecer o que o cliente está buscando, é preciso ouvi-lo – sejam as reclamações, sugestões ou elogios. Não se esqueça de sempre responder! Mostre sua presença e crie um relacionamento próximo, com uma comunicação clara e direta.



➤ 4. Apresente a sua equipe de trabalho

Os usuários gostam de saber quem está por trás das marcas, pois isso gera mais confiança e proximidade. Além disso, “quebra” aquela imagem corporativa, reforçando o lado humano. Então não deixe de apresentar a sua equipe, você pode fazer isso de diversas formas, com vídeos de entrevistas, posts com dicas da equipe ou Stories diários.

Além de apresentar a sua equipe, pode ser bem interessante mostrar um pouco do dia a dia na empresa. Ações como essas reforçam o que foi dito ali em cima, sobre confiança e proximidade.



➤ 5. Apoie causas importantes

Sustentabilidade e responsabilidade social: dois princípios que são muito valorizados pelos usuários. Afinal, para a humanização de marca não podem faltar características que gerem uma conexão com eles.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte, “2020 Global Marketing Trends”, reforça isso ao apontar que nos Estados Unidos, China, Reino Unido e Brasil 80% dos consultados disseram que pagariam um valor superior. Isso no caso em que as empresas elevassem os preços para que pudessem oferecer melhores salários e ser mais sustentáveis. 



Então não deixe de engajar sua empresa em pautas sociais, como promover ações que cuidam do meio ambiente e que oferecem uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores!

Essas são cinco dicas valiosas para humanização de marca, espero que tenha gostado de saber mais sobre como essas ações podem aproximá-lo ainda mais do seu público.

Conte com a equipe KWB para colocá-las em prática e construir laços fortes com o consumidor. Dessa forma, você estará inserido no mercado como uma marca com princípios, valores e objetivos sólidos, que vão muito além do “comprar e vender”.


Por: Aline Tomaselli


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