BLOG

Copywriting o quê?

Postado em 15/03/2021

Copywriting é uma técnica que utiliza persuasão e muita criatividade. Ela tem como principal intuito fazer o leitor tomar uma decisão, usando da urgência como principal artifício para garantir que o consumidor decida rapidamente. Essa técnica gera muitos resultados!


Não importa o objetivo da comunicação: seja vender livros, uma ideia ou um carro, o copywriting tem como base fazer o leitor decidir. Esse tipo de conteúdo é mais útil em campanhas de venda, gerando conexão e interesse de maneira rápida e eficaz.


A técnica é marcada por grandes nomes da publicidade, como David Ogilvy (1911–1999), fundador da Ogilvy & Mather, redator de peso em grandes campanhas, como a do Rolls-Royce, em 1958. Com um texto de título atrativo e 607 palavras, a Rolls-Royce vendeu 50% a mais em relação ao ano de 1957. Isso mostra o quanto as palavras têm poder e o quanto uma boa copy, que é como chamam o material de um copywriter, pode trazer de resultado para uma marca.


Vale lembrar que copywriting e redação publicitária são coisas diferentes. Embora a técnica tenha vindo das mesmas raízes, o copywriting surgiu do marketing direto, sempre focado em vendas – tudo nele é muito mais rápido. Na redação publicitária, um redator cria a percepção sobre a marca, constrói valor e faz da marca uma referência ao longo do tempo.


Como montar uma copy?

Muitos autores utilizam o termo “montar” uma copy e não “escrever” o material; essa referência é utilizada devido à estrutura utilizada nessa técnica. O conceito AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um bom guia na hora de montar sua redação.


Atenção: ganhe a atenção do leitor, faça-o perceber a oferta;

Interesse: desperte seu interesse;

Desejo: crie desejo de compra, supra suas dores, ambições e necessidades;

Ação: estimule seu leitor a agir, instigue à compra, ao clique.





Para montar uma copy você precisa ter um objetivo em mente. Coloque personalidade e escreva de pessoa para pessoa, como em uma conversa informal – essa é uma das características do copywriting.


Com esse objetivo em mente, crie conexão e gere engajamento. Contar histórias é uma forma de envolver o seu público!


A linguagem simples é importante, deixe sua mensagem direta e clara. Palavras difíceis podem não ser tão objetivas, faça com que qualquer um entenda o que você tem a dizer.


A seguir, um modelo de estrutura – que também pode ser chamado de esqueleto – para você montar a sua copy:


Headline - Chame atenção!

Também conhecida como manchete ou chamada, a headline é a primeira coisa que as pessoas irão ler. Deve ser bem pensada, despertar curiosidade e deixar claro o tema da sua copy.

É aqui que você faz a promessa básica do seu anúncio. Nesse momento você pode garantir ou perder a atenção do leitor, por isso, se você precisar desenvolver 50 ou 100 opções, faça! Essa é a melhor maneira de chegar à headline ideal!

É importante salientar que em anúncios do Facebook, promessas apelativas e exageradas ou conteúdo +18 podem ser bloqueados pela rede social, então use a criatividade ao desenvolver a parte mais importante do seu anúncio!


Lead – Seja impactante!

Aqui iniciamos o processo de gerar interesse. Muito se fala em gatilhos mentais, porém, se usados fora de contexto eles perdem o sentido. É importante conhecer os termos persuasivos para utilizá-los de maneira correta, ok?

Continuando...

Aqui introduzimos uma linha de raciocínio: apresente o produto, mostre os seus benefícios, tire todas as dúvidas e não abra espaço para oposições. Mostre dados, comprove o que está falando, escreva sobre o produto com emoção e, acima de tudo, não minta! É possível fazer as pessoas acreditarem no seu produto sem inventar benefícios mirabolantes ou irreais.

Utilize metáforas e gírias do dia a dia para criar conexão, faça o seu público se sentir parte disso.


Oferta – Seu produto é a solução!

Depois que você explicou os benefícios do produto e provou que ele é eficaz, é hora de apelar para o lado emocional. Aplique o produto no dia a dia do seu cliente e mostre que ele é a solução dos problemas dele!

Informe que o seu preço é a melhor condição, que o valor é baixo em relação às vantagens apresentadas acima, explique as formas de pagamento, se há oferta especial para quem compra agora ou, se possível, algum bônus.

Aqui é a parte em que colocamos a estratégia de urgência e escassez.


“Oportunidade única.”

“Só agora.”

“Última chance.”


São termos que devem ser repetidos no mínimo três vezes, é importante deixar claro o que o leitor perde ao deixar a oportunidade passar. Assim como a headline, essa finalização é muito importante, o leitor precisa entender que é uma oportunidade única!


Quem pode montar uma copy e como se tornar um profissional de copywriting?

Qualquer pessoa pode ser copywriter ou montar uma copy! A qualidade e eficácia da sua copy vai depender da sua dedicação e conhecimento sobre o assunto.

Para se tornar um profissional na área é necessário aprender sobre persuasão, comportamento do consumidor e ler muito. É importante ter uma boa escrita e, se puder, sempre consultar boas referências sobre o assunto.



Assim como qualquer profissão, ser um copywriter exige estudo e dedicação!


Compartilhe:

Mais Notícias