Copywriting é uma técnica que utiliza persuasão e muita criatividade. Ela tem como principal intuito fazer o leitor tomar uma decisão, usando da urgência como principal artifício para garantir que o consumidor decida rapidamente. Essa técnica gera muitos resultados!
Não importa o objetivo da comunicação: seja vender livros, uma ideia ou um carro, o copywriting tem como base fazer o leitor decidir. Esse tipo de conteúdo é mais útil em campanhas de venda, gerando conexão e interesse de maneira rápida e eficaz.
A técnica é marcada por grandes nomes da publicidade, como David Ogilvy (1911–1999), fundador da Ogilvy & Mather, redator de peso em grandes campanhas, como a do Rolls-Royce, em 1958. Com um texto de título atrativo e 607 palavras, a Rolls-Royce vendeu 50% a mais em relação ao ano de 1957. Isso mostra o quanto as palavras têm poder e o quanto uma boa copy, que é como chamam o material de um copywriter, pode trazer de resultado para uma marca.
Vale lembrar que copywriting e redação publicitária são coisas diferentes. Embora a técnica tenha vindo das mesmas raízes, o copywriting surgiu do marketing direto, sempre focado em vendas – tudo nele é muito mais rápido. Na redação publicitária, um redator cria a percepção sobre a marca, constrói valor e faz da marca uma referência ao longo do tempo.
Como montar uma copy?
Muitos autores utilizam o termo “montar” uma copy e não “escrever” o material; essa referência é utilizada devido à estrutura utilizada nessa técnica. O conceito AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um bom guia na hora de montar sua redação.
Atenção: ganhe a atenção do leitor, faça-o perceber a oferta;
Interesse: desperte seu interesse;
Desejo: crie desejo de compra, supra suas dores, ambições e necessidades;
Ação: estimule seu leitor a agir, instigue à compra, ao clique.
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Para montar uma copy você precisa ter um objetivo em mente. Coloque personalidade e escreva de pessoa para pessoa, como em uma conversa informal – essa é uma das características do copywriting.
Com esse objetivo em mente, crie conexão e gere engajamento. Contar histórias é uma forma de envolver o seu público!
A linguagem simples é importante, deixe sua mensagem direta e clara. Palavras difíceis podem não ser tão objetivas, faça com que qualquer um entenda o que você tem a dizer.
A seguir, um modelo de estrutura – que também pode ser chamado de esqueleto – para você montar a sua copy:
Headline - Chame atenção!
Também conhecida como manchete ou chamada, a headline é a primeira coisa que as pessoas irão ler. Deve ser bem pensada, despertar curiosidade e deixar claro o tema da sua copy.
É aqui que você faz a promessa básica do seu anúncio. Nesse momento você pode garantir ou perder a atenção do leitor, por isso, se você precisar desenvolver 50 ou 100 opções, faça! Essa é a melhor maneira de chegar à headline ideal!
É importante salientar que em anúncios do Facebook, promessas apelativas e exageradas ou conteúdo +18 podem ser bloqueados pela rede social, então use a criatividade ao desenvolver a parte mais importante do seu anúncio!
Lead – Seja impactante!
Aqui iniciamos o processo de gerar interesse. Muito se fala em gatilhos mentais, porém, se usados fora de contexto eles perdem o sentido. É importante conhecer os termos persuasivos para utilizá-los de maneira correta, ok?
Continuando...
Aqui introduzimos uma linha de raciocínio: apresente o produto, mostre os seus benefícios, tire todas as dúvidas e não abra espaço para oposições. Mostre dados, comprove o que está falando, escreva sobre o produto com emoção e, acima de tudo, não minta! É possível fazer as pessoas acreditarem no seu produto sem inventar benefícios mirabolantes ou irreais.
Utilize metáforas e gírias do dia a dia para criar conexão, faça o seu público se sentir parte disso.
Oferta – Seu produto é a solução!
Depois que você explicou os benefícios do produto e provou que ele é eficaz, é hora de apelar para o lado emocional. Aplique o produto no dia a dia do seu cliente e mostre que ele é a solução dos problemas dele!
Informe que o seu preço é a melhor condição, que o valor é baixo em relação às vantagens apresentadas acima, explique as formas de pagamento, se há oferta especial para quem compra agora ou, se possível, algum bônus.
Aqui é a parte em que colocamos a estratégia de urgência e escassez.
“Oportunidade única.”
“Só agora.”
“Última chance.”
São termos que devem ser repetidos no mínimo três vezes, é importante deixar claro o que o leitor perde ao deixar a oportunidade passar. Assim como a headline, essa finalização é muito importante, o leitor precisa entender que é uma oportunidade única!
Quem pode montar uma copy e como se tornar um profissional de copywriting?
Qualquer pessoa pode ser copywriter ou montar uma copy! A qualidade e eficácia da sua copy vai depender da sua dedicação e conhecimento sobre o assunto.
Para se tornar um profissional na área é necessário aprender sobre persuasão, comportamento do consumidor e ler muito. É importante ter uma boa escrita e, se puder, sempre consultar boas referências sobre o assunto.
Assim como qualquer profissão, ser um copywriter exige estudo e dedicação!