BLOG

Dicas práticas para ser produtivo no trabalho home office

Postado em 19/03/2020


Estamos vivenciando um período de recolhimento, de prevenção e muitos cuidados. É um momento para você ficar “quieto” em casa – ou melhor, é o momento de você se tornar produtivo em casa. Afinal, a melhor coisa a se fazer é tomar todas as recomendações necessárias para reforçar o cuidado com a saúde e evitar o contágio pelo COVID-19 (Coronavírus).

Nós acreditamos que ser disruptivo é transformar a experiência e a vivência de cada um em novas ideias, então por que não aproveitar esse momento para focar no seu trabalho?

Estar em casa remete a conforto, tranquilidade e, claro, distrações! Pensando nisso, preparamos algumas dicas bem úteis para você se adaptar no trabalho home office, otimizando o seu tempo e planejando as suas tarefas. Vamos lá? Confira algumas sugestões:


Nada de pijama e pantufas

Tenha em mente que o trabalho home office, como o próprio nome sugere, é um escritório em casa. Trabalhar de pijama pode parecer confortável e divertido, mas isso pode prejudicar o seu comprometimento inconscientemente. O ideal é acordar e se preparar para um dia de trabalho normal.


Planejamento é fundamental

Verifique, antes de começar, se você tem todos os equipamentos e materiais necessários para realizar o seu trabalho. Assim você evita perder tempo procurando alguma coisa. No dia anterior, você já pode conversar com sua equipe e planejar as prioridades do dia seguinte.


A escolha do ambiente

Você sabia que o ambiente de trabalho também pode influenciar na sua concentração e produtividade? Uma ótima dica é você escolher um espaço com bastante luz natural, isso com certeza vai fazer muita diferença na sua disposição. Preste atenção também na organização da sua escrivaninha. Manter tudo em ordem pode contribuir com o bem-estar. E que tal colocar alguns itens decorativos que te inspirem?


Mantenha uma rotina de trabalho

Se você trabalhava fora de casa antes, então já tinha a sua rotina, certo? É importante você manter os seus hábitos também nesse período em que está trabalhando em casa. Essa é uma forma de você se manter focado nas suas tarefas.


Converse com sua família

Trabalhar em casa exige disciplina e organização. Por isso, é essencial conversar com a sua família e explicar o período em que você estará ocupado e concentrado no trabalho, além do horário disponível para almoço. 


Afaste-se das distrações

Ao estar em casa, você vai descobrir mil coisas para fazer e resolver. Pontue as tarefas do trabalho e, separadamente, as tarefas de casa. Depois entra o planejamento: coloque o horário em que você vai se dedicar a cada uma delas. Assim você evitará chegar no final do dia e se desapontar com tantas tarefas incompletas.


Aperte o pause

Realizar algumas pausas durante o dia é fundamental. Levante-se para tomar um café, faça um alongamento ou prepare um lanche. Esses momentos de descanso ajudam a se manter focado no seu trabalho e contribuem na resolução de algum problema.


Esperamos que essas dicas tenham sido muito úteis para tornar o seu trabalho home office produtivo e eficiente. Nós também estamos trabalhando de casa, mas nos mantemos sempre conectados!


Por: Aline Tomaselli


Compartilhe:

Mais Notícias