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Endomarketing: porque fazer e 11 ideias para começar

Postado em 03/11/2020



O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna voltada para criar melhores relações e resultados de trabalho. As ações podem ser tanto on-line quanto off-line e visam trazer um clima organizacional motivador e trazer mais bem-estar aos colaboradores no ambiente de trabalho.

Ainda tem dúvidas se deve implantar o endomarketing no seu negócio? Hoje nós mostraremos o poder dessa estratégia e os benefícios em várias áreas da sua empresa. No final também traremos algumas ideias para começar.


Colaboradores motivados produzem mais

O primeiro motivo deveria ser o suficiente para a sua empresa iniciar as ações de endo. É inegável que colaboradores mais motivados produzem mais! Quando a sua empresa se mostra mais receptiva, os funcionários se sentem parte do negócio, trabalhando com mais qualidade, proatividade e garantindo melhores resultados.


Clima organizacional mais saudável

Quando você demonstra estar atento às necessidades do seu time o clima da empresa se molda a esse status de cuidado. Isso resulta em mais empatia, bom humor e proximidade entre os seus colaboradores e impacta positivamente na relação com clientes e fornecedores. Além disso, as atividades estressantes do dia a dia irão ter menos impacto e você poderá notar uma melhora na saúde mental da sua equipe.



Mais qualidade de trabalho e bem-estar geram mais lealdade à empresa

Todas essas ações geram dois resultados superimportantes: mais lealdade à empresa e menores taxas de demissão entre os funcionários.

Lembre-se que quem se sente feliz trabalhando com você vai, além de se esforçar para dar o melhor de si, ser fiel à empresa, buscando melhorias contínuas. Os números de pedidos de demissão também irão diminuir e os motivos de saída não serão mais guiados apenas por salários maiores, por exemplo.


Aumento de vendas e oportunidades de negócio

Lembra do que falamos ali em cima? As ações positivas do endomarketing também impactam nas relações com seus clientes. O desempenho da sua equipe melhora e, consequentemente, as chances de aumentar as vendas, reter clientes e gerar novos negócios também!

 


É um diferencial competitivo

A estratégia de endo tem vários benefícios e você já deve estar pensando que virou mais uma ação comum dentro das empresas, não é? Você não ficaria surpreso se soubesse que muitas ainda não a veem como uma necessidade.

Dessa forma, sua empresa ganha um diferencial competitivo de mercado. Você, diferente de alguns concorrentes, vai oferecer funcionários motivados, clientes fiéis e que indicam, além de uma essência de marca pautada em qualidade.

 

E como posso implementar o endomarketing no meu negócio?

Provavelmente já te convencemos da importância dessas ações, certo? Por isso, agora vamos mostrar como implementá-las de forma simplificada no dia a dia do seu negócio.


Envolva os setores necessários

As ações de endo não deixam de ser pensadas de forma estratégica, por isso envolva os setores necessários para que os resultados sejam ainda melhores!

 


Setor de RH

Responsável por entender as necessidades da equipe. Peça para que o setor monte uma pesquisa anônima para os colaboradores com perguntas que entendam os pontos positivos e negativos do seu negócio, assim saberemos por onde começar.


Setor Financeiro

Deverá entender o momento do seu negócio e definir a verba disponível para investir nas ações internas. Assim, você cria crescimento sem ir para o vermelho.


Setor de Marketing ou Agência de Publicidade

Esses serão os responsáveis por criar ações que combinem as necessidades da sua empresa com a verba disponível para investimento. Busque apoio para contar com profissionais que possam te ajudar a trazer a essência do seu negócio para cada ação, trazendo os colaboradores para ainda mais perto.


Ideias de ações para começar

1) Crie processos para facilitar e organizar o trabalho da sua equipe, como o uso de novas ferramentas;

2) Traga palestrantes ou envie colaboradores para eventos da área;

3) Faça, por conta da empresa, momentos de integração, como happy hours, festas de fim de ano e comemorações de metas;

4) Faça, com frequência, pesquisas de satisfação com os colaboradores;

5) Oferte benefícios, como assistência médica e vale-alimentação;

6) Quando surgirem vagas, permita que os colaboradores tenham preferência durante o processo;

7) Crie planos de carreira, deixando claro quais são as formas e oportunidades de crescimento na sua empresa;

8) Elogie, agradeça e divulgue. Todos buscam ser reconhecidos pelo trabalho e essa é uma forma gratuita de motivar. Além disso, alie essa estratégia a bonificações por esforço recorrente, que podem aparecer em forma de dinheiro, folga, presentes e outros;

9) Promova a educação profissional dando suporte para cursos, faculdades ou compra de livros;

10) Incentive que seus colaboradores trabalhem em projetos próprios que visem a melhoria da empresa e dê autonomia;

11) Crie um ambiente inspirador de trabalho, com bons equipamentos, ótimas condições e decoração agradável. Pense nos espaços de convívio, de trabalho, internos, externos e salas de reunião, entre outros.


Agora, é só começar com tudo!



Precisando de ajuda para pensar na estratégia das suas ações? Conte com a equipe disruptiva da KWB: encontre-nos no Facebook ou Instagram!


Por: Rhayane Cristine Rodrigues

Publicitária em formação, a redatora da KWB é viciada em música, apaixonada por animação e fã de memes.


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