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Estratégia B2B: o que é?

Postado em 29/01/2018

O B2B (Business to Business) vem sendo considerado a estratégia do século. Mas por quê?

Diferentemente da estratégia B2C (Business to Consumer), o B2B aposta no lado racional através de pesquisas e análises, de forma que a confiança no fornecedor seja essencial. É a negociação entre empresas. Primeiramente, é necessário conhecer bem a empresa que irá atender, definir persona e também sua proposta de valor, para planejar estratégias adequadas ao cliente e fazer seu negócio crescer no meio on-line.

E para se diferenciar no mercado é importante focar em conteúdo de qualidade. É imprescindível verificar o que atrai sua persona e como esse conteúdo se encaixa com o negócio do seu cliente.

Quais outras características a estratégia B2B utiliza?

Lembra que falei que no B2B as vendas são mais racionais? A venda entre corporações exige um profissional mais analítico e que sempre estude o mercado, os resultados que as ações digitais vêm derivando e o que pode ser feito com essas informações. Sua função é diagnosticar o problema da empresa e, em seguida, propor uma solução para a negociação. Outras duas características do B2B são o ticket médio do produto (incluir link) ou serviço e o tempo de negociação.

Como posso saber que é vantagem utilizar as vendas B2B no mercado?

Aqui vai a dica: a estratégia B2B permite criar laços comerciais mais sólidos, como uma relação de confiança entre as organizações. Se ambas as empresas cumprirem o que foi prometido nas negociações a relação se torna mais duradoura, pois o valor investido do cliente foi alto e não há o desejo de romper esse vínculo comercial.

E o que posso fazer para obter sucesso na estratégia B2B?

Sempre, SEMPRE estude e entenda bem seu cliente! Só assim será possível criar melhores estratégias, planejadas conforme sua persona. É imprescindível pensar a longo prazo, criando um vínculo sólido com as outras organizações.

Apesar de todas as dicas mencionadas acima, o relacionamento pessoal entre organizações continua sendo primordial. Mesmo através de todos os serviços prestados, o atendimento pessoal não pode ser esquecido. Invista um tempo visitando seu cliente e assessorando-lhe em tudo o que precisar, seja ligando ou enviando e-mails para ressaltar a confiança nessa relação além dos trabalhos de qualidade.

Quer entender a diferença entre as estratégias B2B e B2C? Baixe nosso infográfico!


Por: Jessica Junkes

Jessica é estudante de Publicidade e está antenada à tudo. Espontânea e adora uma boa conversa. É redatora e torna-se a voz dos clientes nas redes sociais.


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