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Estratégias para e-commerce + bônus marketplace

Postado em 11/05/2022

O comércio eletrônico está novamente aquecido! Ao compararmos o primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior (2021), o setor teve alta de 12,59% – usando a mesma base comparativa, o faturamento também teve um boom de 11,02%.

Os dados são do indicador MCC-ENET (parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital). Segundo Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da Câmara Brasileira da Economia Digital, esse crescimento é muito significativo, porque o volume de vendas de 2021 foi expressivo e com recorde, até então, nas vendas on-line.

Outro destaque do estudo foi a penetração das vendas on-line em relação ao total do varejo: em fevereiro de 2022, atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018!

Visto que o e-commerce veio para ficar, decidimos trazer para você, leitor, estratégias de e-commerce! Prepare-se:


O que devo avaliar na hora de criar o e-commerce da minha empresa?

Abaixo você encontra os SETE passos essenciais nos quais você deve ficar atento:

1. Ter objetivos e metas bem definidos:

O primeiro passo é o que vai ditar todo o resto! Defina objetivos e metas alcançáveis e realistas, assim você entende onde quer chegar. Para evitar frustrações, crie uma estrutura de metas e micrometas de curto, médio e longo prazo, lembrando que todas devem andar na direção do objetivo global do projeto!

2. Conhecer o público-alvo:

Reflita sobre o público-alvo do seu comércio on-line. Conhecê-lo será imprescindível para alcançar as metas estabelecidas no primeiro passo! Que tal definir uma persona?

- Quem é o cliente ideal do seu produto?

- O que esse cliente busca com o seu produto?

- Como a vida desse cliente fica melhor com o seu produto?

Essas e outras questões vão ajudá-lo a definir exatamente seu público e, a partir disso, fica mais fácil criar uma comunicação assertiva e estratégias para alcançar essas pessoas e atingir suas metas.

3. Avaliar a plataforma ideal:

Metas estabelecidas e público-alvo definidos? Chegou a hora de escolher a plataforma ideal a partir dessas informações. Com a opção certa, você assegura uma experiência de compra que supera as expectativas do usuário, levando-o a fazer recompras!

Existem duas modalidades de plataformas no mercado e ambas possuem prós e contras. O ideal é contar com um profissional especializado para ajudá-lo a tomar a melhor decisão! Confira as diferenças:

1. Open Source – onde o custo é mais baixo e você pode personalizar seu e-commerce;

2. SaaS – você adquire uma plataforma que já possui infraestrutura e oferece maior performance e usabilidade intuitiva.

Não esqueça de avaliar os recursos disponibilizados como integração para meios de pagamento, disponha de formas de facilitar os envios e outras soluções que facilitem no dia a dia!

4. Oferecer formas de pagamento diferenciadas:

Quais serão as formas de pagamento disponibilizadas em seu site? Quanto maiores as alternativas de pagamento, maiores as chances de conversão de vendas viáveis! Não esqueça de considerar quem é o seu público-alvo e como ele costuma comprar.

Considere algumas estratégias na hora de disponibilizar os meios de pagamento, como por exemplo o parcelamento – aqui vale privilegiar cartões de crédito, pois eles oferecem mais tranquilidade e evitam o risco de inadimplência!

Integrar seu site com um gateway de pagamentos, como o PagSeguro, é também uma maneira segura e simples de garantir suas transações.

5. Ter uma boa gestão logística:

A logística do seu negócio pode ser determinante, por isso nosso conselho é: planejamento! Com ele você consegue reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e ainda atrair mais consumidores. Considere parcerias com transportadoras e o uso dos Correios, por exemplo, na hora de definir como serão realizadas as entregas.

6. Ter certificados de segurança:

Investir na segurança da sua loja on-line é fundamental! Ela garante a credibilidade perante os consumidores e ainda a segurança legal do seu negócio, já que no Brasil contamos com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Existem diferentes ferramentas antifraude, das que oferecem validações por código de segurança até as com rastreamento dos dispositivos de origem da compra. Algumas plataformas de e-commerce já oferecem esse serviço, verifique com o fornecedor.

7. Cuidar da experiência do usuário:

Último, mas não menos importante, ou talvez o mais importante de todos os passos: a experiência do usuário! Mas por que é tão importante?

A resposta é simples: consumidores costumam ter opinião e é ela que vai alavancar ou arruinar seu negócio! Proporcionar um site intuitivo, simples e excelente do início ao fim garante a fidelização do cliente e opiniões positivas nas redes sociais e nos principais sites de avaliação. Tudo isso é igual a credibilidade, que é igual a mais vendas!


Entendendo a jornada de compra

Os sete itens acima estão alinhados? Ótimo! Vamos entender a jornada de compra do usuário para que possamos mergulhar nas estratégias! Apresentamos a vocês o funil de vendas:

Essa preciosa ferramenta tem por objetivo mapear ações e guiar o consumidor ao fundo do funil, ou seja, transformar o consumidor em cliente e promotor da sua marca! Conheça os quatro estágios do funil:


1. Aquisição:

O topo do funil (conscientização) serve para atrair visitantes! Nessa etapa, o usuário começa a conhecer sua marca, podendo entrar no seu e-commerce, avaliar as resenhas dos produtos e olhar suas redes sociais ou anúncios.

Lembre-se que, quanto maior a quantidade de canais e ações de divulgação que você tiver, maiores as possibilidades de ser encontrado pelo cliente em potencial, mesmo que ele não esteja procurando um produto – nessa etapa você pode conscientizá-lo de um problema que seu produto irá resolver.



2. Nutrição:

Hora de estreitar laços! Depois de causar uma boa impressão, é hora de fazer com que esse usuário conheça ainda mais o seu negócio e deixe alguns dados para serem acompanhados pela equipe de marketing e vendas! Mostre-se uma organização parceira, que quer ajudá-lo a solucionar suas demandas.

Mais à frente, listaremos as estratégias para essa etapa!

3. Conversão:

Quando esse consumidor em potencial (lead) atinge certo grau de confiança em sua marca, ele estará pronto para avançar o funil de vendas e efetuar a primeira compra!

Geralmente isso acontece depois de algum tempo interagindo com a marca em canais digitais, por isso convide os usuários a conhecerem seu portfólio!

4. Recompra:

Essa etapa também leva outro nome, o famoso PÓS-VENDA! Há quem não ache essa uma etapa importante, mas acredite: ela é essencial!

Afinal, já dizia Philip Kotler:



Se o pai do marketing falou, tá falado!

Existem algumas estratégias específicas para o fundo do funil, as quais contaremos na sequência, mas a dica geral é: dê continuidade às conversas com o cliente, peça feedbacks e trate-o de modo gentil para melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

Se essa fase for de sucesso, você garante um cliente leal à sua marca e também um promotor que indicará seus produtos e soluções.


Estratégias de marketing digital

Ufa, que bom que você chegou até aqui!

Hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nas estratégias! Conheça as melhores estratégias para cada etapa do funil de vendas. Confira:


1. Aquisição:

• SEO: trabalhe o conjunto de estratégias para melhorar o ranqueamento orgânico do site. Estar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, como o Google, é essencial para qualquer negócio on-line!

O SEO é um conjunto de estratégias focadas em melhorar o desempenho orgânico do site, de acordo com fatores de ranqueamento que incluem: palavras-chave, conteúdos ricos, relevância de links, design responsivo, entre outros.

• Blog: poste conteúdos ricos, de acordo com os interesses e dores das personas. Entregar conteúdos ricos com frequência e palavras-chave relevantes para seu negócio ajuda na construção de autoridade digital e, como consequência, contribui diretamente no ranqueamento orgânico do site em mecanismos de pesquisa.

Contribua com o conhecimento dos usuários: ofereça conteúdos atrativos e que solucionem o problema do usuário – ou parte dele.

• Marketing de influência: utilize criadores de conteúdos para construir uma ponte entre a marca e o consumidor. O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que utiliza produtores de conteúdos independentes para construir uma ponte entre marca e consumidor.

Segundo um estudo realizado pela Spark em parceria com o Instituto QualiBest, 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço indicado por um influenciador digital.

De acordo com dados da Nielsen, campanhas realizadas por influencers também geram maior lembrança de marca do que anúncios tradicionais – e no Brasil o percentual é de 66%, acima da média global!

• Redes sociais: construa relacionamento e confiança! Para construir esse relacionamento com o consumidor e engajá-lo, sua marca precisa estar presente nas redes sociais. Esse é o canal ideal para que você explore os benefícios do seu produto, trabalhe conteúdos que conversem com sua persona e conduza-os a acessar seu e-commerce.

• Links patrocinados: crie campanhas na rede de pesquisa do Google Ads. Como falamos, é importante estar bem posicionado organicamente nos mecanismos de busca, sobretudo no Google. No entanto, o rankeamento orgânico é um trabalho a longo prazo e, para garantir vendas a curto prazo, a estratégia indicada é apostar nos links patrocinados – como anúncios na Rede de Pesquisa e Display do Google ADS.

• Tráfego pago: crie anúncios de tráfego nas redes sociais. Apostar em anúncios de tráfego pago faz com que sua estratégia seja mais completa! Trabalhe com chamadas de atenção para despertar o interesse dos usuários em acessarem seu e-commerce e descobrirem mais sobre seus produtos.



2. Nutrição:

• Newsletters: envie conteúdo periódico para manter o público inteirado sobre produtos, novidades do segmento, entre outros assuntos. Fique ligado, nesse momento os visitantes já chegaram até seu site! É hora de convertê-los em leads, e a newsletter funciona muito bem para esse objetivo!

  

• Inbound marketing: envie materiais ricos para educar os consumidores sobre os produtos e serviços do e-commerce e captar dados desses usuários.

  

Você certamente já ouviu falar sobre Inbound Marketing. Resumidamente, podemos dizer que são estratégias de marketing digital para atrair clientes por meio de conteúdos relevantes – elas ajudam a atrair visitantes para o seu e-commerce e a aumentar as vendas.

  

A KWB é agência parceira do RD Station – principal plataforma de marketing digital e vendas do Brasil – e oferece toda a expertise necessária para implantar um projeto de Inbound Marketing e contribuir com os resultados do seu e-commerce.  

 

3. Conversão:

• Promoção de vendas: gere ações promocionais para atrair novos clientes e fidelizar os atuais: cupons de desconto, brindes no carrinho e combos de produtos podem ser explorados como ações comerciais para datas de varejo.

  

Aqui é importante definir um calendário de varejo com ativações comerciais para as datas mais relevantes no segmento. Essas ações serão divulgadas de forma integrada em campanhas de e-mails, redes sociais e banners do e-commerce.

  

• Tráfego pago: crie anúncios de conversão nas redes sociais e não esqueça de analisar o público e desenvolver estratégias de acordo com a oferta!

 

• Links patrocinados: crie campanhas na rede de pesquisa e na rede de display do Google Ads incluindo termos que façam sentido com o negócio, de forma que a persona localize sua marca facilmente.

  

• Remarketing: crie anúncios para quem abandou o carrinho, instigando a pessoa a finalizar a compra. Esses anúncios podem ser feitos pelas redes sociais ou através do Google ADS.


4. Recompra:

• Campanhas de e-mail: você é daqueles que duvidam do potencial do e-mail marketing? Saiba que ele é uma ferramenta de alta eficiência quando o assunto é e-commerce!

  

Por isso, envie e-mails marketing que reforcem o relacionamento com os clientes e incentivem a recompra, como: saudades (com cupom de desconto); aniversário do cliente (cupom ou brinde no mês); e-mails com produtos específicos para aquele cliente e com descontos diferenciados, com base no histórico de compra.

   

• Abandono de carrinho: o abandono de carrinho costuma representar uma taxa alta em diversos segmentos de e-commerce. Por isso, para diminuir o índice e reverter esses clientes em potencial, é importante que sejam trabalhadas estratégias específicas, como campanhas de e-mail marketing e anúncios de remarketing.

  

Uma dica é oferecer cupom de desconto nessas comunicações, para que o cliente seja motivado a fechar a compra pelo benefício.


• Pesquisa pós-compra: avalie e promova melhorias na experiência.

  

• Programa de fidelidade: ofereça descontos incríveis para aqueles que comprarem com frequência.

  

Conheça também SEIS tendências para seu e-commerce neste ano clicando aqui!


   

A palavra “marketplace” significa, literalmente, mercado. Na prática, esse modelo de negócio funciona como um shopping virtual. Por isso, no bônus especial deste blog, separamos estratégias para que você tenha sucesso em seu site. Sem mais delongas:

  

Pesquisa com personas:

A avaliação da audiência e reputação é fundamental na hora de definir em qual canal de marketplace atuar, porém, é importante que esse canal também seja relevante para a persona. Realizar pesquisas com algumas pessoas que se encaixam com o perfil das personas do negócio é um bom termômetro para entender quais os canais mais relevantes para o seu público-alvo.


Apostar em kits:

No geral, os marketplaces cobram uma taxa fixa por item vendido, somada à porcentagem sobre o valor. Por isso, tenha cautela com itens de baixo ticket médio! Uma boa estratégia para a empresa e melhor custo-benefício para o consumidor é a criação de kits de produtos!

   

Cupom de desconto exclusivo:

A cada pedido efetuado no marketplace, envie junto um flyer que fala sobre a marca, sobre o e-commerce e concedendo um desconto na primeira compra. Dessa forma, a probabilidade de o cliente lembrar da sua marca é maior.

  

Anúncios dentro do marketplace:

A maioria dos marketplaces oferece a possibilidade de anunciar dentro deles, aumentando a visibilidade do produto – use e abuse da ferramenta!

   

Pensar em cada detalhe faz a diferença na hora de mensurar os resultados! E falando neles, é de suma importância ter uma análise diária de KPIs (indicadores-chave) do seu e-commerce para análise das estratégias! Se você busca por resultados de grande impacto em seu site, é imprescindível o acompanhamento diário de performance, além de um profissional que entenda do assunto para traduzir todos os dados.

  

Parece complexo? Precisamos confessar que sim, afinal, o e-commerce pede atenção diária a inúmeros pontos, assim como as estratégias de marketing digital. Mas podemos garantir que, contando com a ajuda de profissionais especializados, tudo fica mais fácil!

  

Precisa de ajuda? Conte com o time de KWBebianos! Com mais de 28 anos no mercado, a KWB conta com profissionais exponenciais e qualificados para entregar ao seu negócio a estratégia ideal!

 



Por: Luciana Bagátolli


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