BLOG

História da KWB: 25 anos

Postado em 05/02/2019

Quando começou a história da KWB? Como empresa, certamente há 25 anos, em 1994. Mas como sonho, muito antes disso, lá nos idos dos anos 80. Kátia Kohlbach, ainda criança, ficava encantada ao assistir os comerciais durante os intervalos e pedia que os pais não trocassem de canal. A certeza da paixão pela publicidade veio na adolescência, após a repercussão nacional de um comercial produzido para a Kohlbach Motores, fundada por seus avós.

Aos 17 anos, Kátia foi estudar e fazer estágio na agência MPM Propaganda, que tinha produzido o comercial para a Kohlbach, em Curitiba. Após concluir a graduação em Administração, rumou para a Austrália, onde aperfeiçoou seu inglês.

Durante esse período, a Kohlbach foi vendida e seu pai havia fundado uma agência de publicidade em 1994, a KWB Comunicação, juntamente com Everson Bóries, que posteriormente se desligou da sociedade. A agência passava por uma fase de instabilidade e precisava de uma gestão planejada e organizada, que ficou a cargo de Kátia em sua volta da Austrália, em 1996. “Foi um trabalho de dois anos até reestruturar a agência dentro do que considerava ideal”, segundo ela. De lá pra cá, passaram-se muitos anos de crescimento. Em 1999 iniciou na agência Rafael Benkendorf, responsável pela área criativa da KWB, que efetivamente começou o processo de transformação do bureau para agência de comunicação no sentido literal da palavra, com a criação e direção do primeiro comercial para TV feito pela agência e produzido em Blumenau. Em 2002 foi a vez de Talita Beber Miranda, que iniciou na função de secretária e que, em outro marco histórico, deu mais uma guinada na agência para a introdução de uma agência full service, com a implantação na época de planejamentos de comunicação estruturados e atendimento com alto nível de conhecimento técnico. Hoje ela é responsável pela área comercial e de planejamento. Ambos sempre foram extremamente comprometidos em suas áreas de atuação, e em 2014 Kátia os convidou a serem sócios e diretores da agência. Foi uma decisão acertada no ponto de vista de Kátia, visto que os três sócios se dão muito bem e têm áreas de atuação bem definidas, fazendo com que a KWB se tornasse ainda mais profissional e competitiva.

As dificuldades foram muitas. Anos de revoluções, anos de quebras de paradigmas, anos de aprender fazendo, anos de mostrar trabalho antes mesmo de ter a aprovação do orçamento. Anos em que a publicidade e propaganda mudou de tal forma que a agência se viu obrigada a mudar o rumo das velas do barco. A KWB iniciou como um bureau de impressos, cresceu com o aprendizado da importância de uma comunicação integrada e do conhecimento de mídias, deu um passo importante ao acrescentar o planejamento de comunicação como essencial para o negócio de seu cliente, preparou-se para o mundo digital e para a transformação da era das mídias tradicionais, viu surgir e acompanha diariamente o nascimento de novas formas de comunicação. Para isso, precisou ser disruptiva. Não uma vez e nem duas vezes. Dezenas! Precisou romper as barreiras do óbvio para se reinventar e continuar crescendo. Foi buscando seu lugar ao sol e, de um bureau de impressos, é hoje a maior agência de publicidade de Jaraguá do Sul e da microrregião.

Os diretores afirmam que a fórmula do sucesso é estar sempre atento ao mercado, buscando o crescimento da agência e da equipe. E por falar em equipe, um dos grandes pilares da KWB são seus colaboradores. Segundo os sócios, estes são seus maiores ativos e por isso não medem esforços para mantê-los motivados e sentirem-se como uma grande família. Mimos como ter o dia do aniversário de folga, vouchers para viagens por tempo de casa, cerveja liberada a partir de 17h30 para quem quiser trazer e ações festivas mensais unem os colaboradores e os motivam a dar o melhor de cada um. De forma disruptiva, a KWB hoje é uma família de mais de 20 pessoas, todas empenhadas em cuidar dos seus clientes e fazê-los crescer!

Falou-se aqui em tempos de reviravoltas que obrigaram a agência a ser disruptiva para continuar crescendo, em colaboradores que fazem acontecer, mas nada disso seria possível se a agência não tivesse a confiança de seus clientes! Eles são a razão da KWB existir e continuar crescendo nesses 25 anos!

Aliás, 25 anos não se completa todos os dias! Poucas empresas, seja de qual segmento for, conseguem chegar a esse marco! Então, o que a agência quer hoje é agradecer aos seus clientes, aos seus colaboradores, ex-colaboradores, ex-clientes e parceiros, que certamente foram importantes para ela chegar até onde chegou. Que venham os próximos 25! KWB, 25 anos de ideias disruptivas.


Por: Kátia Kohlbach

Kátia Kohlbach é administradora de formação, publicitária de coração, profissional de marketing de pós-graduação e sócia da agência KWB Comunicação (rimou!).


Compartilhe:

Mais Notícias