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Marketing ambiental: o que é e como pôr em prática

Postado em 28/10/2020

Unir esforços para causar impactos positivos no Planeta e aumentar os lucros da sua empresa é uma estratégia com nome. Hoje vamos te apresentar mais sobre o marketing ambiental e dar ideias para colocar essa ação em prática!


O que é o marketing ambiental?

Também conhecido como ecomarketing ou marketing verde, o marketing ambiental é focado em estratégias que unem boas ações para o meio ambiente a bons resultados para a lucratividade ou reconhecimento de marcas. Assim como no marketing social, o foco é gerar impactos positivos para a comunidade e o ambiente em que a sua marca atua ou de onde busca matérias-primas, por exemplo.



Por que fazer?

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box em 2019, os consumidores estão cada vez mais preocupados com sustentabilidade e com marcas que dão atenção a essa pauta. Reunimos alguns dados que nos mostram a importância de pôr essa estratégia em prática:


1) Um em cada três dos entrevistados afirma que se preocupa muito com práticas sustentáveis;


2) 55% dão preferência a marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Além desses números, a pesquisa levantou os motivos que levam os entrevistados a não comprarem ou contratarem empresas. Confira os que envolvem atitudes sustentáveis:

- Poluição ao meio ambiente;

- Agressão à natureza;

- Oferecem produtos que agridem o meio ambiente;

- Fazem testes em animais.


Com isso, podemos perceber a importância de ser uma empresa com marketing ambiental ativo, não é? Para isso, precisamos ter em mente a importância de não praticar greenwashing (ter ações que não correspondem com o discurso sustentável, focando apenas na lucratividade), fazendo ações reais que acompanham o seu propósito e de usar as ações de comunicação certas para atingir o seu público.

  


Os consumidores se importam com o Planeta e estão cada vez mais postando e indo atrás de informações sobre o que acreditam, portanto, querem e precisam ver o que a sua marca pensa sobre isso e como as suas ações impactam positivamente. A experiência, como um todo, precisa ser pensada para suprir as expectativas dos clientes e as necessidades do ambiente. 


Os pilares do marketing ambiental

Separamos três grupos de pensamentos que são base para que sua empresa possa começar a pensar de uma forma mais verde.


Os princípios

Baseado na ideia de “nós devemos ser”, é importante olhar para as responsabilidades não apenas sustentáveis. Os princípios do marketing ambiental são:

1) Ecologicamente correto;

2) Economicamente viável;

3) Socialmente justo;

4) Culturalmente aceito.


Os 5 Rs

Reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar. Inserindo esse clássico do bem ambiental, a sua empresa pode dar o primeiro passo às atitudes verdes.


Os 4 Ss

Segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social (social acceptance). Muito usado na área de marketing e administração, os 4 Ss são voltados para garantir sucesso e satisfação das marcas. 


Como pôr em prática?

As estratégias usadas para iniciar o marketing ambiental na sua empresa são várias e vão de ações simples e baratas a práticas mais profundas e que impactam em grande escala.


Ações de fácil execução

Reciclagem, economia de recursos, parceria com fornecedores sustentáveis, uso de produtos não poluentes na composição, programas ambientais internos, programas internos de inovação e troca de materiais de trabalho e exposição por opções ecológicas, por exemplo.


Ações complexas com resultados mais positivos

Melhora na produtividade energética, diminuição da emissão de carbono, inteligência no uso da água, relação entre o pagamento e a performance sustentável, ações que aumentam a durabilidade de produtos e eliminação dos testes em animais, por exemplo.



Gostou da estratégia e quer implementá-la no seu negócio ou precisa tirar alguma dúvida? Fale com a nossa equipe! Estamos presentes no Facebook e Instagram.


Por: Rhayane Cristine Rodrigues

Publicitária em formação, a redatora da KWB é viciada em música, apaixonada por animação e fã de memes.


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