BLOG

Os significados das marcas de automóveis

Postado em 15/01/2019

Como designer de identidade visual e aficionado por carros, trouxe para você o significado de algumas das mais famosas marcas de automóveis do mundo, do nosso mercado atual e algumas que infelizmente não temos aqui. Com certeza alguns desses significados você já deve ter ouvido falar e outros muita gente já conhece, mas acredito que no final todos irão gostar. Vamos começar?


Audi

As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985 a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Neckarsulm, na Alemanha.


Alfa Romeo

O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.


BMW

Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werke).


Chevrolet

Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.


Chrysler

A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.


Citroën

Os dois "V’s" invertidos, conhecidos na França como "Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro André Citroën, fundador da marca francesa.


Dodge

O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.


Ferrari

O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.


Fiat

A sigla mais conhecida em letras brancas sobre quatro quadrados inclinados azuis significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Atualmente, a Fiat utiliza na grade frontal de seus veículos sua última marca. Agora circular, é uma variante em estilo mais moderno usada no início de sua origem.


Ford

O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Ele já inspirou o desenho das grades dos carros da marca.


Jeep

Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.


Lamborghini

O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.


Maserati

O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.


Mercedes-Benz

A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou um cartão postal para sua mulher dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.


Mitsubishi

Um diamante de três pontas que remete à resistência e à preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "mitsu" significa três em japonês; "bishi", diamante.


Nissan

A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa". Hoje a marca utiliza apenas a cor prata, mas suas formas principais permanecem.


Peugeot

O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lyon (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.


Porsche

São dois brasões sobrepostos – o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stuttgart (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.


Renault

O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, trazia dois "R’s", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.


Skoda

Este é o símbolo da nova era da Skoda (comandada hoje pela WV), resultante da fusão entre a empresa Laurin & Klement, inicialmente fabricantes de bicicletas, e a Skoda Pilsen, em 1925. A primeira versão da famosa seta com asas, que é o emblema da empresa atualmente, já foi toda em azul e não tinha escrito o nome da empresa.


Subaru

Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.


Troller

A palavra “troller” é derivada de “troll”, um gnomo, um elemental da Terra que nasceu na Noruega, gosta de se esconder atrás das árvores e é amigo de quem vai às florestas.


Volvo

O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.


Volkswagen

O círculo azul com um W e o V, um sobre o outro, representa as iniciais principais da marca, sendo que Volks significa povo e Wagen significa carro, ou seja, carro do povo.

Existem muitas outras marcas no mercado dos automóveis, mas acredido que muitas delas você com certeza não conhecia o significado ou sequer sabia que possuia um significado. Espero que tenha gostado e conhecido um pouco da minha área do design.




Por: Rafael Benkendorf

Designer especialista em Identidade Visual e Comunicação com pós-graduação em Design mobiliário foco em interiores.

Sócio/diretor de criação da KWB Comunicação.


Compartilhe:

Mais Notícias