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Planejamento de Comunicação – Qual a importância e como acontece

Postado em 01/09/2020

O planejamento de comunicação é a peça-chave para o sucesso de qualquer negócio! Além de criar e introduzir a marca no mercado, a comunicação é um dos maiores pilares para a empresa poder crescer, mas nada é possível sem um bom planejamento. No texto de hoje irei te ajudar a entender a importância de um planejamento de comunicação para a sua marca.



Quando a estratégia de comunicação da marca é bem planejada desde o início, as ações seguidas podem ser pensadas e desenvolvidas com muito mais facilidade, por isso, antes de tudo é necessário que a empresa já tenha seus objetivos definidos e bem claros, é preciso avaliar internamente quais mudanças e próximos passos a marca quer atingir com a ajuda do planejamento de comunicação.


Ter um bom planejamento de comunicação evita o esquecimento de tarefas e pode auxiliar no melhor controle para visualizar como um todo os próximos objetivos da marca, aproveitando ainda mais as oportunidades.


Então como é feito o planejamento de comunicação?



Entender a marca e seus objetivos 

Antes de tudo é necessário entender quais são as preocupações da marca, o que ela pretende alcançar e quais objetivos ela quer para o seu negócio. Nesse processo o papel da agência é coletar e analisar todas as informações internas da empresa que possam ser relevantes para as próximas análises. Na KWB fazemos uma imersão com nossos clientes para entender toda a sua essência antes de aplicarmos nossos serviços.



Pesquisa e análise 

Para que o planejamento de comunicação seja eficaz, precisamos realizar pesquisas sobre o mercado atual, verificando concorrência e projetos realizados por outras marcas anteriormente. Aqui é feita uma coleta de informações de outras empresas, para que seja possível entender a percepção que as pessoas têm sobre a comunicação daquela marca.



Público-alvo 

Após todos os dados captados, sendo da marca ou da concorrência, deve ser feito um processo interno para que sejam identificadas e definidas as personas da marca, ou seja, personagens fictícios que representarão as principais características de clientes ideais para a marca, tendo por base todos os estudos aplicados até esse processo. Ter personas definidas auxiliará em futuros projetos sobre como a marca deverá se comunicar para captar clientes reais para o seu negócio.



Definir canais de mídia apropriados 

Assim que definida a comunicação para o público-alvo da marca, devem ser escolhidos os canais de comunicação onde a empresa irá se posicionar. Na KWB temos um núcleo de planejamento que, através de um processo interno, avalia os melhores canais de comunicação. É verificado para a marca em quais canais será possível ter maior audiência e retenção de leads, então, por exemplo, é identificado para a empresa X que ela utilizará o Facebook, o Instagram, o LinkedIn e rádios para fazer a divulgação de comunicação ser eficaz.



Organização 

Após definidos os canais de comunicação, é preciso ser criado um cronograma para a realização de cada tarefa, sendo de redes sociais ou futuras ações. Tendo um controle de entrega de comunicação, é estabelecida uma ordem que garante um planejamento mais sólido, onde será possível agendar os objetivos com um passo a posso de cada etapa do plano de comunicação da marca.



Avaliação de resultados

Quando os projetos estiverem acontecendo é de extrema importância que seja analisado o progresso de cada ação. Na KWB temos uma equipe especializada em monitorar os serviços oferecidos aos nossos clientes, por isso é feito mensalmente um relatório de resultados, onde o cliente consegue visualizar como as estratégias estão acontecendo e quais efeitos estão gerando. Avaliamos as métricas com essa regularidade pois, dessa forma, é possível comparar resultados e saber quais deles melhoraram ou precisam de ajustes, considerando o mesmo período de tempo.



Análise e adequação de planos

Quando feita uma análise de resultados, vamos para o último passo: refletir sobre esses resultados obtidos, identificar melhorias e pensar em novas estratégias. É importante aqui sempre considerar a inovação de ideias, independente de métricas boas ou ruins, pois é sempre bom estar por dentro das novidades da comunicação.

Então para que um planejamento de comunicação tenha sucesso é essencial muita atenção, análise de dados e colaboração da empresa para que desafios sejam alcançados, maximizando assim o desempenho de comunicação da marca.


Quer saber mais sobre como a KWB pode fazer um planejamento de comunicação ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco!


Por: Sabrina Stringari

Publicitária por formação e planejamento na KWB. 

Ama uma série de comédia, filmes de romance e fazer carinho nos animais!


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