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Tendências do meio digital e como elas impactam em seu negócio!

Postado em 04/08/2022

Que o meio digital não para a gente sabe! Cada dia é uma nova funcionalidade, uma nova tendência ou nova atualização em famosos aplicativos e/ou redes sociais. Parte da nossa exponencialidade aqui na KWB Comunicação é estar por dentro dessas novidades e guiar nossos clientes em direção ao sucesso, utilizando estratégias dentro das plataformas.

Para compreender melhor as mudanças, o importante é se antecipar a elas e ficar antenado nas mais diversas redes. Para ajudá-lo(a) a entender um pouco mais, separamos algumas tendências do meio digital que podem — ou não — se tornar realidade no segundo semestre do ano e como isso impacta no seu negócio!

TENDÊNCIAS

TikTok:

O app mais famoso do momento se tornará de fato a rede social mais importante no que se refere às práticas de marketing! De acordo com os dados, a plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo todo (dados de setembro de 2021) e é a sétima rede social mais importante do Planeta e quarta mais usada no mundo!

It’s all about the money:

Não tem jeito, você vai acabar gastando mais dinheiro em anúncios nos próximos anos, porém, em plataformas menores. As novas pesquisas indicam que os consumidores têm maior aceitação da publicidade quando a plataforma é menor — ficaremos atentos a isso!

Compras e mais compras:

Sabemos por aqui que quanto melhor a experiência do consumidor, mais chances de ele adquirir seu produto. Por isso, uma tendência certeira é a comercialização dos produtos pelas redes sociais. Quanto menos cliques, melhor — e ainda melhor: sem frequentar um local físico!

Ninguém mais quer fazer ligações:

Segundo pesquisa da Nielsen encomendada pelo Facebook (Grupo Meta), 64% das pessoas preferem conversar por mensagens ao invés de terem que ligar para a marca. O número é bastante expressivo — sua marca já atende pelo WhatsApp?

Vídeo longo é só no YouTube:

Essa pode não ser novidade pra ninguém, mas os vídeos curtos tomaram conta do mercado! Seja no Reels do Instagram (Grupo Meta) ou TikTok, pesquisas apontam que as pessoas não gostam mais de consumir vídeos longos.

Engajamento é tudo:

Sabemos que quanto melhor seu negócio engajar nas redes sociais, melhor será a entrega dos seus conteúdos — por isso é importante você saber entender os relatórios. Porém, uma tendência é a terceirização das estratégias de engajamento. Contar com profissionais de marketing especializados e/ou agências de publicidade faz total diferença na hora de obter resultados!

Tráfego pago:

Mesmo que você não trabalhe diretamente com seus anúncios, está se tornando cada vez mais importante ter conhecimento de como eles funcionam. A tendência aqui é aprender o básico, especialmente no que se refere à segmentação do seu público.

Áudios e a geração de conteúdo:

Estratégias de áudio tendem a crescer cada vez mais! Audiobooks, podcasts e outros formatos têm tomado conta do público, mas lembrando: tudo em vídeos curtos! Músicas do Reels, cortes de podcasts ou dicas no TikTok estão crescendo significativamente na categoria de produção de conteúdo.



NOTÍCIAS

Para finalizar as tendências, separamos algumas notícias do meio digital que estão gerando mudanças em como consumimos o conteúdo no dia a dia:

Instagram:

Recentemente, o Instagram (Grupo Meta) liberou novas funções para a rede social. A opção de fixar três posts no Feed veio em boa hora, possibilitando destacar seus melhores conteúdos! Além disso, o app liberou o agendamento antecipado e a publicação automática dos Reels em ferramentas externas e também no Business Suite, além do botão promover.

Além das novas funções já liberadas, o CEO da plataforma confirmou que recentemente iniciaram testes com NFTs nos Stories. Além disso, com o mesmo objetivo de ocultar o número de curtidas em suas publicações, a plataforma tem efetuado testes para ocultar o número de seguidores — mantendo a qualidade de publicações e o número de perfis seguidos.

WhatsApp:

O mensageiro mais usado no Brasil atualizou as opções de grupos, podendo ter até 512 participantes (antes eram 256 membros). A mudança veio para competir com seu principal concorrente: o Telegram.

Além dessa novidade, o WhatsApp está desenvolvendo a funcionalidade “sair silenciosamente dos grupos”, permitindo que o usuário saia do grupo sem notificar todos os integrantes, apenas os administradores.

Outra função que deve ser liberada em breve é a preview de links que são colocados nos status — assim dá para saber do que se trata o link sem precisar clicar nele, mais segurança para o usuário.

Entre as atualizações previstas está o desenvolvimento de um atalho para responder mensagens específicas na versão para Web. O botão deve ficar ao lado do botão de reagir.

E falando em reagir, agora os usuários poderão utilizar todos os emojis (inclusive a função de escolher o tom da pele) para poderem reagir às mensagens. Em nota, a empresa do Grupo Meta informou que em breve os usuários poderão utilizar toda a cartela disponibilizada no app.

Outra notícia interessante vai para quem utiliza o WhatsApp Business: está em desenvolvimento um filtro de conversas com a função de dar acesso rápido a conversas específicas, podendo agrupá-las em mensagens não lidas, mensagens enviadas por contato, por contatos não salvos e grupos.

Google Meu Negócio:

Com um novo nome — Perfil da Empresa —, a ferramenta trouxe novidades que podem alavancar seus resultados! Dentre as mudanças, as principais são o gerenciamento, que é feito pela SERP, e a extinção do aplicativo Google Meu Negócio.



IMPACTO EM SEU NEGÓCIO

Mas KWB, como isso impacta no meu negócio? Como você pôde perceber, estar nas redes sociais não é mais uma opção. Cada vez mais as plataformas têm direcionado seus serviços para os negócios, por isso é importante manter sua empresa sempre atualizada e utilizar estratégias bem definidas para alcançar o seu público-alvo.

Para ter mais assertividade, conte com o time de KWBebianos! Aqui o conhecimento é exponencial e ele certamente será utilizado para trazer os melhores resultados dentro dos seus objetivos.


Por: Luciana Bagátolli


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