BLOG

Alerta para as novidades do meio digital!

Postado em 16/12/2022

É oficial: 2022 está chegando ao fim e, para deixá-lo(a) atualizado(a) sobre as últimas novidades das redes sociais, montamos um compilado com as informações mais relevantes – e ainda separamos por rede social! Vamos nessa?

O que tem de novo pelo Twitter?

→ A rede social do passarinho vai passar a mostrar mais conteúdo recomendado, aparecendo na linha do tempo da página inicial ou em lugares específicos, como o explorar.

A empresa não forneceu mais detalhes sobre a mudança. Atualmente a plataforma oferece dois feeds diferentes: (1) “últimos tweets”, que exibe tweets de pessoas que você segue em ordem cronológica, e (2) “home”, uma seleção de tweets populares dos seus seguidores e algumas recomendações.

→ De acordo com uma pesquisa interna do Twitter, a rede social está lutando para manter seus usuários ativos e de fato engajados – vitais para a plataforma! Esses usuários muito ativos representam menos de 10% dos usuários gerais mensais, mas geram 90% de todos os tweets e metade da receita da empresa.

Esses usuários altamente engajados, chamados “usuários de peso”, são classificados por duas características principais: (1) acessam a plataforma seis ou sete dias por semana e (2) twittam cerca de três a quatro vezes por semana. De acordo com a plataforma, esse perfil de usuários está em queda!

Você mantém seus dados atualizados no LinkedIn?

→ O novo recurso do LinkedIn se chama “Sobre este perfil” e chega para ajudar a identificar contas falsas ou incompletas, tornando a plataforma mais segura.

Esse novo elemento fornecerá informações sobre a data de criação do perfil e última atualização, e se a pessoa possui um e-mail ou telefone cadastrados, por exemplo. Seu acesso será através do menu de três pontinhos, em qualquer perfil do app.

Além disso, outras funcionalidades foram incluídas para proteger os usuários, como novas ferramentas para detectar imagens de perfil geradas por Inteligência Artificial e Prompts – o objetivo é o combate das fraudes e mensagens falsas.

→ Outra ferramenta bacana da rede social é o lançamento oficial das legendas automáticas em vídeos – será possível adicionar legendas pelo computador ou smartphone mas, por enquanto, só será possível editar as legendas uma única vez.

Nesse primeiro momento a ferramenta está disponível apenas em inglês e não poderá ser adicionada em carrosséis. Esperamos que chegue logo em português!



News no “Uátsáp”, vulgo WhatsApp:

→ Se você é aquela pessoa que tem um (ou mais) grupos consigo mesmo, seus problemas acabaram! O WhatsApp (finalmente) lançou o recurso que permite, oficialmente, que você converse com você mesmo. Chega de tomar vácuo! (Risos.)

A ferramenta chamada “MessageYourself” já está disponível para Android e iOS, é só clicar no ícone de iniciar uma conversa e você verá seu contato no topo; ao selecionar a si mesmo é só começar o monólogo! Quem mais manda comprovante de pagamento pra si mesmo ‘bota’ o dedo aqui!

→ A nova ferramenta do mensageiro promete mudar o jogo para os negócios locais! Sabe quando você busca um serviço no Google e ele usa sua localização para indicar o que você precisa nas proximidades? A ferramenta do WhatsApp funciona mais ou menos nesse esquema e já está em funcionamento. Basta selecionar o ícone de iniciar uma conversa e clicar em “Empresas”, permitindo que o app utilize sua localização.

Seu negócio já utiliza a ferramenta do Business corretamente? É hora de se adaptar!

Fica difícil acompanhar todas as atualizações do Instagram, hein?

→ Ouvimos um amém? Finalmente o Instagram está testando uma ferramenta que permite a programação/agendamento de posts com até 90 dias de antecedência! Chega de depender de apps terceiros pra isso, né?

No momento, apenas alguns usuários têm acesso à ferramenta na comunidade global, mas logo poderemos desfrutar da ferramenta nativa (e será o fim dos erros!).

→ Quem lembra do MSN? O mensageiro mais popular dos anos 2000 inspirou a nova atualização do Insta! O app tem testado o recurso de status de texto para os seguidores (bora mandar indireta? Risos).

Uma seleção limitada de “arrobas” teve acesso ao novo recurso, que permite ao usuário postar uma nota de texto para seus seguidores. As notas de até 60 caracteres são exibidas na seção de DMs (também conhecida como “mensagens”) do Instagram, abaixo da barra de pesquisa.

Vale ressaltar que ninguém será notificado quando algum usuário deixar uma nota, mas ela ficará visível por 24h para seus seguidores, que podem responder com uma mensagem (ou não). Quem mais já se preparou para deixar mensagem para os contatinhos? 



Mais uma do “App de Dancinhas”, TikTok!

→ Enquanto uns tentam se moldar ao formato do TikTok (e não conseguem bater seu poderoso e assertivo algoritmo), o próprio app tenta se reinventar! Não tá fácil pra ninguém... Os esforços agora estão sendo investidos em transmissões ao vivo, especialmente em como usá-las para vendas.

A primeira tentativa do formato não teve o sucesso esperado e foi desativada, porém, o formato voltou a funcionar nos EUA, para que grandes marcas aproveitassem a temporada de festas. Esperamos que a novidade chegue no Brasil em breve!

Essas foram as principais e mais recentes atualizações das plataformas! Com uma compilação dessa não tem como ficar por fora, não é mesmo? Fique ligado em nossas redes sociais e newsletters para acompanhar mais desse vasto mundo que é a comunicação. Até a próxima!


Por: Luciana Bagátolli


Compartilhe:

Mais Notícias