BLOG

Black Friday 2022: dicas para superar os desafios e acelerar as vendas

Postado em 13/10/2022

Ela está chegando... Uma das datas que mais agita o comércio e que promete alavancar as vendas este ano: a Black Friday!

Este será um ano desafiador, afinal, serão muitos acontecimentos ao mesmo tempo: em um período de apenas 36 dias, teremos a Copa do Mundo no Catar, a Black Friday no dia 25 de novembro e depois o Natal. Haja fôlego — ou melhor, planejamento!

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Google, 61% dos consumidores compram sempre (ou quase sempre) na Black Friday. Entretanto, 74% antecipariam suas compras apenas se houvesse uma promoção que valesse ainda mais a pena do que as ofertas da Black Friday.

Neste ano tão atípico, com a Copa do Mundo 2022, a Black Friday tem mais força do que nunca e traz novas tendências de venda para ficar de olho. Uma oportunidade e tanto de acelerar as vendas, mas para isso é necessário saber como superar os desafios do mercado. Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para você aplicar no seu negócio. Antes de conferi-las, vamos dar uma olhada em alguns dados sobre a Black Friday.



Alguns dados relevantes da última Black Friday

- O consumidor se prepara para a compra na Black Friday antes da última sexta-feira de novembro (25/11). Inicia as pesquisas em média um mês antes dessa data e, a partir da segunda semana de novembro, as visitas aos sites disparam. Essa informação é da Nielsen Ebit, Reportagem Exame 11/2021, Google Trends;

- Segundo a Pesquisa Consumo 2º semestre 2022 — IM Globo, da Behup, 56% dos entrevistados afirmam que vão comprar algum produto por conta da Copa. Dos interessados, 72% têm a intenção de comprar na Black Friday;

- Entre as categorias de maior intenção de compra na Black Friday, estão moda e eletroeletrônicos. Em 2021, homens compraram mais artigos eletrônicos, enquanto as mulheres adquiriram mais roupas, calçados e acessórios;

- Na pesquisa UOL/MindMiners, 62% dos entrevistados acreditam que vão comprar mais devido aos jogos da Copa;

-  De acordo com informações da pesquisa Globo/Behup, 71% consideram que a integração entre presencial e virtual traduz uma boa experiência de compra;

- Segundo o Think with Google, 72% dos brasileiros pesquisam on-line antes de realizar uma compra — seja on-line ou off-line.

As marcas que têm intenção de fazer parte dessa conversa precisam se preparar com antecedência, uma vez que as semanas que precedem a data são decisivas para engajar e conquistar o público!

Todos esses dados deixam claro que o planejamento de comunicação para a campanha da Black Friday 2022 é fundamental e, ainda mais importante: manter-se presente no mundo digital com mensagens efetivas aos seus clientes. É aí que entram as estratégias de comunicação para disparar as vendas do seu negócio e ainda fidelizar o seu consumidor. Então, quanto antes você começar a se preparar, melhor!


  • Explore as estratégias de comunicação para esse período 

As estratégias de comunicação são ferramentas importantíssimas para esse período — entre elas estão: tráfego pago, links patrocinados e automação de marketing.

Uma dessas estratégias é criar uma página específica da Black Friday para captar o contato do seu target, assim ele preenche com os dados pessoais e recebe informações com as ofertas exclusivas antes que as outras pessoas! Essa página, que chamamos de Landing Page, permite que você personalize com as promoções da sua empresa. Uma dica de ouro é enviar um e-mail à sua base de contatos alguns dias antes de começar as promoções, expondo algumas ofertas em destaque. E ainda, incluir o link para a LP — assim, quem tiver interesse já pode se cadastrar e aguardar os descontos de Black Friday.

Você também pode aproveitar esse período para impulsionar suas ofertas com os anúncios no Instagram e no Facebook. Explore diferentes formatos de anúncio, que podem estar no Feed de notícias e na barra lateral direita do Facebook e Instagram.

  • Crie uma campanha de Black Friday eficiente

Para uma campanha de sucesso, planejamento e estratégias são as palavras-chave, os pilares que precisam estar bem alinhados para trazer os resultados que você espera!

A Copa deste ano é uma oportunidade e tanto para aumentar as vendas do seu negócio! E somando a isso o fato de que acontecerá no verão, temos aí mais um ponto positivo, pois incentiva as pessoas a se encontrarem ao ar livre para acompanhar os jogos. Sabe o que isso quer dizer? Que você pode aplicar a estratégia de cross selling, uma forma de estimular o consumo de produtos relacionados para aumentar ainda mais as suas vendas. Por exemplo, você pode apresentar ao seu cliente produtos como petiscos e bebidas e associar isso aos momentos descontraídos.

Vale lembrar que toda estratégia de ação deve ser planejada com antecedência, assim como a divulgação. Isso é fundamental para ter claras todas as etapas da campanha, além de preparo do estoque.

  • Aproveite a época de Copa do Mundo

Como vimos antes, o consumidor começa a pesquisar sobre as ofertas pelo menos um mês antes, então incentive ele a antecipar a Black Friday para não perder as ofertas. Futebol e descontos são duas coisas que podem ser bem trabalhadas para motivar as vendas, e uma boa dica é fazer uma campanha pré-Black Friday, ou seja, um “esquenta”, para despertar ainda mais o desejo de compra.

Outra estratégia interessante é integrar os canais de venda on-line e físico, o que chamamos de multichannel — uma solução que ajuda na lucratividade e a oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente.

Conte com a KWB para alcançar resultados exponenciais nas vendas da Black Friday, por meio de estratégias efetivas e campanhas disruptivas!



Compartilhe:

Mais Notícias