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Como o LinkedIn pode impulsionar suas vendas no B2B?

Postado em 31/03/2023

O título do blog é uma pergunta muito comum sobre a plataforma. Mas KWB, o LinkedIn não é para procurar emprego? Também, meus amigos, também — o que poucos sabem é que ele é um excelente impulsionador de negócios e vendas! Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa: como o LinkedIn pode impulsionar suas vendas no B2B?


Seus clientes estão cada vez mais conectados, use o LinkedIn para se aproximar deles!

Antes das redes sociais, ao vendermos um produto ou serviço, o objetivo era fazer o público-alvo entender o seu valor e como ele é inserido em sua vida, convencendo-os de que aquilo é a solução certa e de que aquela marca é a ideal para atendê-lo. Caso esse consumidor precisasse de mais informações, uma boa conversa e intuição resolviam as questões. 


Com a internet, a última etapa mudou: hoje as marcas não podem se dar ao luxo de confiar na conversa de um bom vendedor e na intuição! Embora isso faça uma enorme diferença, o “novo” consumidor quer conhecimento e conexão com a sua marca — você realmente pode solucionar os problemas dele? Os valores dele batem com os do seu negócio? 


Ter a estratégia certa nas redes sociais é essencial para criar impacto e conexão, principalmente quando falamos de B2B (Business to Business), e para isso o LinkedIn se tornou a ferramenta preferida — com dados que comprovam sua eficácia!


Segundo a pesquisa realizada pelo HubSpot, quando comparado a outras redes sociais, o LinkedIn apresenta uma taxa de leads muito maior: Twitter com 0,66%, Facebook com 0,77% e o LinkedIn com 2,74%! Ficou impressionado(a)? Saiba que a plataforma conta com 774 milhões de usuários espalhados em mais de 200 países!


Mas qual a diferença? No LinkedIn é possível criar networking e encontrar o público certo de acordo com a sua demanda, além de proporcionar interação direta com o seu potencial cliente — do usuário gratuito ao pago.



Cenário atual:

Hoje a maioria dos consumidores compra on-line. Isso depois de muita pesquisa, resenhas de influenciadores, comparação entre marcas e preços, ou seja, atualmente as compras são conscientes — o consumidor sabe o que quer! Mas no que isso reflete? Diretamente na forma que comunicamos o produto ou serviço!


Os vendedores atuais precisam ter alta performance para mostrar que a sua marca e o seu produto são a solução certa, pois antes da internet as pessoas não tinham ferramentas de busca. Hoje, cerca de 70% das decisões de compra, seja produto ou serviço, são feitas antes de um prospect sequer levantar a mão e pedir para ser contatado.


Os compradores do cenário atual também estão muito mais conectados, pois o mundo digital faz parte do dia a dia! Esse público precisa e exige informações irrestritas sobre o que vão adquirir e esse comportamento é levado para dentro das empresas. É preciso aceitar que o controle das informações saiu da mão das empresas e dos vendedores e agora está na mão dos próprios compradores/consumidores, que naturalmente colaboram entre si.


Tá, KWB, mas e agora o que eu faço? Entendendo esse cenário, você entende a importância de trabalhar o conteúdo do seu negócio nas redes sociais e, no caso de produtos voltados para o B2B, diretamente no LinkedIn! Bora vender mais?

Mas como? 


Company Page

A Company Page no LinkedIn é um canal direto com os funcionários, clientes, fornecedores e colaboradores, e mais do que isso: é o espaço ideal para gerar conteúdo relevante — fornecendo as informações que o cenário atual necessita! Você pode gerar esse conteúdo através de fotos, vídeos, links e até mesmo incentivar os colaboradores a publicarem artigos sobre a marca. 


Lembre-se que a Company Page é a vitrine da sua empresa e, a partir dela, é possível coletar dados importantes do seu público — atuando diretamente nas decisões estratégicas de comunicação. 


As Companies Pages podem ser decisivas na hora de vender, pois é aqui que o consumidor irá buscar informações sobre o seu negócio. Porém, existe uma forma de impulsionar ainda mais, utilizando o perfil dos CEOs, diretores e gestores da empresa para criar uma rede de networking! 

Montamos um passo a passo para você não ter desculpa! 


Passo a passo: usando o perfil pessoal para gerar vendas: 

1. Crie um perfil impressionante:

Ter um perfil completo é essencial para impressionar em torno de 700 milhões de usuários; use palavras-chave, fotos que deem credibilidade e compartilhe conteúdos relevantes e úteis, que tenham a ver com o seu negócio.


2. Semeando sua rede:

Networking é tudo! Conecte-se com conhecidos, pessoas do segmento, importe sua agenda e contatos de outras redes sociais. Esse passo é importante para o LinkedIn ajudar você a encontrar novas conexões, que podem ser leads para o seu negócio.


3. Participe dos melhores grupos:

Seja ativo nos grupos que tenham a ver com o seu segmento — isso significa não apenas compartilhar coisas, mas interagir dentro da plataforma! Dê sua opinião, participe de discussões e aproveite a oportunidade para direcionar as pessoas para o perfil ou blog da sua empresa, sempre relacionando ao conteúdo debatido.

Esses grupos são a melhor maneira de encontrar pessoas que se assemelham ao seu perfil e uma excelente forma de vender, já que essas conexões estão dentro da sua área de atuação. Procure grupos relacionados a palavras-chave com as quais você se identifica, e não esqueça de avaliar informações como: localização dos membros, cargos e mercados de atuação. A ideia é segmentar o público-alvo nesses grupos!

Cuidado para não se transformar em um spammer: construa relacionamentos verdadeiros e não fique compartilhando links sem relação com a discussão — a ideia é gerar conexões e fomentar vendas!


4. Adicione pessoas ao seu perfil profissional:

Depois de segmentar os grupos do passo anterior, é hora de conectá-los com o seu perfil profissional! Essas pessoas já consomem o seu trabalho nesses grupos, agora é hora de torná-las prospects. Proponha um encontro, mesmo que virtual, e compartilhe ideias que são de interesse mútuo — essa é a melhor forma de fazer o trabalho de vendas. Esse passo é fundamental para a venda!


5. Monitore sempre:

De nada vale ter todo esse trabalho e não dar continuidade! Filtre os grupos que dão mais retorno, permaneça relevante e tire o maior proveito possível dessas conexões para reforçar esse relacionamento!



KWB, me ajude!

Achou complexo? Não tem tempo para fazer esse trabalho? A KWB Comunicação te ajuda! Nós criamos conteúdo e fazemos o gerenciamento de Companies Pages, além de contar com um serviço chamado “Gerenciamento de perfil pessoal”, onde montamos um perfil campeão para CEOs ou gestores e gerenciamos a conta para ajudar a aumentar seus resultados. Vale lembrar que todas as ações nesse perfil são feitas de forma personalizada, para garantir um resultado exponencial e individual! 




Por: Luciana Bagátolli


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