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Comunicação interna: 70% das empresas têm como desafio engajar as lideranças. Veja como o endomarketing pode ajudar!

Postado em 05/10/2022

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing valoriza o capital humano de uma empresa, ou seja, sua equipe de colaboradores. A principal base dessa comunicação é o relacionamento, e quando a organização estabelece uma relação saudável com seus colaboradores, ela melhora sua imagem e facilita a fidelização desse público com o negócio.

Você tem valorizado as estratégias de endomarketing no seu negócio?

A sexta edição da Pesquisa de Tendências de Comunicação Interna, desenvolvida pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), apontou a comunicação interna como um dos temas que mais devem ser trabalhados daqui para frente.

Um legado da pandemia foram os diferentes formatos de trabalho adotados — híbrido, remoto e flexível —, tornando a comunicação um verdadeiro desafio para as empresas, que precisam encontrar tecnologias adequadas para manter o fluxo e redesenhar processos para que todos sejam parte da troca de informações.

A pesquisa, que contou com a contribuição de 285 empresas brasileiras de diversos portes e segmentos, apontou quatro principais tópicos, identificando os seguintes desafios:

1. Engajar as lideranças como comunicadores (de acordo com 70% dos entrevistados);

2. Contribuir com a melhor experiência do colaborador (58%);

3. Gerenciar o excesso de informações e comunicar a estratégia da empresa (55%);

4. Melhorar a mensuração das iniciativas (53%).

Potencializar a comunicação interna é fazer as melhores escolhas em como investir os esforços dos profissionais da área, ou seja, como gerenciar melhor suas demandas. Nessa mesma pesquisa, quando perguntados sobre o maior investimento do seu tempo, 40% dos correspondentes apontaram o gerenciamento e a execução de canais internos.

A pesquisa apresentou ainda que apenas 47% das empresas possuem o gestor como principal canal da empresa com os colaboradores, e que 39% delas aumentaram seus investimentos em líderes comunicadores.

Sobre a visão dos principais executivos:

- 88% das empresas afirmam que os CEOs valorizam a comunicação interna;

- 66% promovem lives com CEOs ou líderes de negócio;

- 81% realizam reuniões periódicas relacionadas aos objetivos e resultados do time.

Por fim, falou-se sobre a efetividade dos canais de comunicação. Aqui é importante entender que, independente da área ou do cargo ocupado, todos os colaboradores devem receber as informações de forma clara e objetiva — tornando a forma de coordenar o canal o maior desafio.

Os e-mails aparecem como o principal canal de recebimento (88%) e, na sequência, o Company Communicator/Teams e o WhatsApp (ambos com 84%). Outros canais também foram citados na pesquisa, como: newsletters, TV Corporativa/mural digital e redes sociais corporativas.

Mas como superar esses desafios, tornar a minha comunicação assertiva e, o mais importante, por que o endomarketing é tão essencial no planejamento de comunicação da sua empresa? Vamos lá! 

A resposta para saber como superar esses desafios está justamente na segunda pergunta: para ter uma comunicação assertiva é preciso de um planejamento de comunicação, ou seja, conhecer o seu público e traçar planos e estratégias para que todos da equipe caminhem em uma mesma direção.

Ainda na dúvida da importância de um planejamento de comunicação que tenha ações internas envolvidas? Separamos os três maiores benefícios que vão lhe convencer:



1. Colaboradores motivados: a felicidade e a satisfação de um colaborador refletem diretamente na sua motivação e desempenho! Por isso, as ações estratégicas buscam demonstrar esse cuidado e reconhecer o esforço de cada um, fazendo todos se sentirem parte importante do todo.

Colaboradores motivados são mais comprometidos com as metas da empresa, tornando-as quase seu objetivo pessoal, já que o reconhecimento do time é também parte das suas vitórias.

2. Aumento da produtividade: essa é a consequência de colaboradores mais motivados. Eles são mais proativos, ou seja, não esperam que alguém peça que eles façam algo, fazem porque estão com vontade de ver os resultados.

3. Atração e retenção de talentos: uma empresa que valoriza o capital humano é o sonho de qualquer profissional. Sendo assim, é natural que ela atraia talentos e que quem está nela não pense em sair!

Empresas que investem na comunicação interna possuem menor taxa de rotatividade de pessoal, que é um dos grandes desafios da gestão de RH, afinal, o mercado está cheio de oportunidades e empresas que competem por bons profissionais!



Agora que está convencido, chegou a hora de preparar o seu planejamento de comunicação para 2023! Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas para construir uma comunicação assertiva, com o objetivo de atingir metas pré-estabelecidas.

O planejamento funciona como um mapa, orienta as ações, planeja os recursos de maneira eficaz e ainda permite um olhar analítico para o que já é feito, em aspectos macro ou microambientais. Vale lembrar também que esse planejamento requer coordenação, análise e um olhar para a evolução do negócio.

Não sabe como montar o seu? Conte com nosso guia absoluto para encontrar as melhores estratégias de comunicação e alcançar os objetivos da sua empresa!



Precisa de uma forcinha a mais? Conte com a gente! Ainda dá tempo de prepararmos juntos o planejamento estratégico para o seu negócio! Entre em contato com a KWB e saiba mais!


Por: Luciana Bagátolli


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