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Copa do Mundo: como as marcas podem entrar no clima para vender mais

Postado em 08/11/2022

É hora de aquecer a torcida, porque a Copa do Mundo está aí e promete movimentar não só os estádios, mas também as vendas — principalmente no e-commerce. Este ano, a Copa acontece em uma época ainda mais vantajosa para as vendas: perto do verão, da Black Friday e do Natal!

Essa é uma oportunidade e tanto para impulsionar o seu negócio e, com estratégias inteligentes e a parceria certa (KWB!), você consegue resultados EXPONENCIAIS! O conteúdo de hoje traz justamente isso: dicas e dados para você entender mais sobre esse cenário de Copa e marcas, para entrar no clima e vender mais.  

Vamos começar falando em e-commerce, já que é importante analisar e considerar os dados atuais para mapear as próximas estratégias do seu negócio. Para isso, vamos trazer informações próprias da pesquisa que o Google elaborou, com o objetivo de entender os perfis de consumo dos brasileiros durante a Copa, e do podcast (episódio 29) Commerce Connections On Air.



Confira alguns dados relevantes:

- 86% dos brasileiros pretendem acompanhar o Mundial1 este ano;

- As buscas por Copa do Mundo estão 34% maiores do que em 2018;

- 66% dos brasileiros pretendem comprar algum produto da categoria mapeada;

- 13% dos entrevistados entram na categoria “Fanáticos”;

- 56% disseram que vão usar o Google para pesquisas sobre a Copa.

Novidade do Google: feed de notícias customizado sobre os jogos que você tem mais interesse, para acompanhar o seu time, tabelas e resultados. Essa novidade vale para todos os campeonatos e a Copa!


Conheça os cinco movimentos que o Google mapeou

Na pesquisa do Google, ele notou cinco movimentos nesse período que antecede a Copa, que são fundamentais para o e-commerce. Essas categorias mostram movimentos de aceleração nas buscas no período de jogos.

Veja quais são as categorias:

Pré-jogos: aumento nas vendas na categoria de moda e acessórios;

Durante os jogos: TV e equipamentos de vídeo;

Pós-Copa: artigos esportivos e alimentos.

Ao aproveitar as oportunidades de consumo dessa época de jogos você consegue aumentar as vendas, porque o melhor momento para se conectar com o consumidor é durante os jogos!


Veja quais são os quatro momentos principais mapeados pelo Google:

1º momento: preparando a casa.

Perfil de pessoa que pretende receber as pessoas para torcer para os jogos em casa.

2º momento: entrando no clima.

Preocupação com a internet, pacote de TV por assinatura para assistir aos jogos.

3º momento: preparando a festa.

Foco na categoria de moda e maquiagem.

4º momento: celebrando.

Aumento nas vendas de bebidas e delivery.

Ter o conhecimento desses momentos mapeado é importante para a elaboração de um planejamento estratégico para vendas e para poder conectar ainda mais a marca com o consumidor.

Fique atento ao universo de interesse do consumidor e ofereça conteúdo e informação, isso é importante para efetivar a compra lá na frente!



Fanático: conecta-se com toda informação da Copa, inclusive com sete categorias de produtos. Além disso, tem um maior planejamento de compras. É o único que se conecta com hotelaria e viagem.

Entusiasta: acompanha bastante sobre o futebol, mas não tem essa paixão pelo esporte como o perfil Fanático. Esse se conecta com o primeiro momento — preparado a casa —, sendo um anfitrião.

Casual: tem uma conexão mais leve com a Copa da Mundo. De acordo com o mapeamento do Google, esse perfil se conecta com a Copa pouco período antes de iniciar. Podemos dizer que, provavelmente, o perfil Casual assistirá aos jogos na casa de alguém do perfil Entusiasta.


Como a sua marca pode se preparar?

Entender qual o espaço que sua marca ocupa e encontrar uma forma de falar do assunto com conhecimento é fundamental para conquistar seu espaço nesse período de Copa!

Uma boa dica é colocar sua marca no Google Trends e entender quais as principais buscas da sua categoria para construir uma estratégia mais assertiva. E encontrar uma maneira genuína de conexão com o consumidor.

É possível, para qualquer segmento do mercado, conectar-se com o consumidor nesse período e aumentar as vendas. No segmento de cafés, por exemplo, é possível usar a vantagem do horário dos jogos para oferecer essa bebida aos seus convidados.

Traga esse mood Copa do Mundo para o seu negócio e aproveite a oportunidade para aquecer as vendas. Para isso, antecipe-se e tenha uma comunicação disruptiva com a nossa equipe, que vai resultar em aumento de vendas, fidelização de clientes e ainda mais proximidade com seu target!


1 Perfect Match. Google e Offerwise. Março, 2022.


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