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E-mail marketing: construindo relacionamentos com seus clientes

Postado em 03/09/2024


Construir um relacionamento com seus clientes é o caminho certo para o sucesso do negócio, e o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para alcançar seu público. Mas assim como qualquer outro formato de comunicação, as estratégias de e-mail marketing são indispensáveis! 


Quer saber mais? Vamos falar um pouco sobre as boas práticas de e-mail marketing e dar algumas dicas para você utilizá-lo no dia a dia! 


Mas primeiro vamos à pergunta que mais gera dúvida:

E-mail marketing ainda funciona em 2024? 

Rápido e rasteiro: SIM! Quando pensamos em nosso principal meio para discutir assuntos extremamente importantes, o e-mail é o principal canal de comunicação. Mesmo com o uso das redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, o e-mail continua sendo o principal ponto de contato, especialmente para assuntos sigilosos, como recuperação de contas, contato com bancos, recebimento de boletos e outros.]


Considere que quando seu cliente cadastra o e-mail para receber sua comunicação, significa que você ganhou um espaço vip de contato com ele — que deve ser usado sabiamente, pois é uma poderosa ferramenta de conversão e relacionamento. Muito além de vender, você pode usar esse contato para: 

→ Enviar conteúdos gratuitos: como vídeos, artigos e postagens ou newsletters;

→ Conteúdos densos: e-books, cursos gravados ou webinars;

→ Oportunidades: ofertas ou pontos de fidelidade para trocar por produtos. 


Dito isso, vamos ao próximo tópico:

Como construir e expandir uma lista de e-mails de forma ética?

Conseguir aumentar sua base de e-mails de forma ética envolve estratégias. Existem técnicas para garantir que o seu público se interesse em fazer parte do seu mailing, e oferecer algo em troca é a principal delas — seja ele um conteúdo exclusivo (como um e-book) ou cupom de desconto para quem se cadastrar no site.


Nesse caso, lembre-se sempre de destacar a oferta de valor, pois quando você oferece algo significativo, recebe em troca o lead, que é o primeiro passo para construir relacionamento.


KWB, e se eu quiser comprar uma lista de contatos? Fuja dessa opção! A compra de lista de e-mail não é recomendada! Primeiro por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que garante a proteção de dados dos usuários e, se ele não concordou com suas políticas, isso pode te dar dor de cabeça. O segundo motivo é justamente o tema do próximo tópico: segmentação.

Segmentação em e-mail marketing

Ter uma lista de e-mails cheia de pessoas que não se identificam com a marca ou produto é um baita tiro no pé! Você estará gastando com comunicação para as pessoas erradas e não terá efeito em se relacionar com elas. E transformá-las em fãs da marca pode dar o dobro ou o triplo do trabalho, visto que um lead genuíno se interessa pelo seu conteúdo! 


Por isso, identificar seu público e segmentá-lo é essencial para o sucesso da estratégia, com olhar atento às suas necessidades e interesses! 


Com essa segmentação, além de selecionar leads com maior potencial, você consegue contatá-los durante as diferentes etapas do funil de vendas, por exemplo. Assim, você constrói uma comunicação assertiva, relacionando-se com a demanda do seu cliente em cada etapa! 



Para identificar o seu público-alvo você pode fazer pesquisas de mercado, entrevistas ou grupos focais para entender as características demográficas, necessidades, desejos e comportamentos desse potencial cliente. Invista em ter uma persona ou mais para ajudá-lo(a) a guiar a comunicação e ter mais assertividade. 

Experiência é tudo: melhores práticas para e-mails que são abertos e lidos!

Com o contato em mãos e devidamente segmentado, temos mais um desafio: fazer com que essa pessoa de fato abra e consuma o conteúdo do e-mail! Para isso, existem algumas práticas fundamentais na hora de criar seu e-mail marketing:

1. Crie um CTA atrativo

Call To Action, ou chamada para a ação, é o termo que define uma frase que convida o leitor a fazer uma ação: ligue, conheça, compre, pegue, inscreva-se e outras. Esse tipo de frase chama a atenção no design de um e-mail marketing e pode estar logo no começo da mensagem ou em algum botão clicável, indicando um novo caminho. 

Essas chamadas têm características específicas:

→ São escritas no imperativo;

→ Trazem senso de urgência;

→ São específicas para aquele e-mail marketing;

→ Podem usar a curiosidade como gatilho. 


“Veja mais sobre o assunto a seguir!” (risos)

2. Menos é mais, tenha um objetivo único com o e-mail

Seu e-mail marketing deve ter um objetivo único. Se é promoção, foco na promoção. Se é pra baixar conteúdo, foco em baixar o conteúdo. Lembre-se que o e-mail é um canal de comunicação a longo prazo, você terá tempo para entregar tudo o que precisa, no tempo certo! Ainda no “menos é mais”, destacamos a importância de um design equilibrado — o e-mail marketing assertivo é limpo e fácil de ler, claro e alinhado à identidade da marca. Evite que seu e-mail se pareça com um spam

3. Tome cuidado com o tamanho das imagens

Imagens podem ser um diferencial no e-mail marketing, mas devem ser usadas sabiamente! Como falamos no tópico anterior, devemos priorizar a fácil leitura, mas as imagens são o elemento-chave para convidar e direcionar o olhar do leitor. 

Outra dica importante é se atentar ao peso do arquivo e à sua pixelagem, para melhorar a experiência do leitor

4. Coloque as principais informações no topo

O topo do e-mail, a primeira área mostrada, é onde você deve mostrar a que veio! Desperte a curiosidade do leitor a respeito do objetivo abordado e, uma vez conquistada, a curiosidade leva a pessoa a acessar o restante das informações. 

5. Padronize o design dos seus e-mails sempre que possível 

Reforçando: a legibilidade é essencial para um e-mail marketing assertivo! Logo, usar fontes padronizadas, um bom contraste com o fundo, bons tamanhos de texto e espaçamento adequado garantem melhores resultados — na hora de criar a comunicação, teste diferentes formatos até encontrar o certo!


Agora, acertando o público e a comunicação, chegou a hora de falar sobre automação — a parte do disparo dos e-mails.

Como a automação pode te ajudar?

Lembra quando falamos de segmentar e acertar o público? Pois é, a automação de marketing funciona para ajudá-lo(a) a acertar clientes específicos, com interesses e recomendações personalizadas, aumentando o engajamento da abertura desses e-mails. 


Mas como aumentar a relevância e o engajamento?

Justamente através da personalização! Nada de disparar e-mails para todos aleatoriamente, hein? Ferramentas de automação, como o parceiro da KWB Comunicação — o RD Station —, são indispensáveis para obter resultados assertivos! 


Personalize e-mails de acordo com dados demográficos, persona, etapa do funil de vendas e crie mensagens específicas para cada perfil. Isso fará total diferença nos seus resultados!


E falando neles…


Para medir o sucesso da sua campanha de e-mail marketing, você tem que ficar de olho em alguns KPIs:


→ Taxa de abertura de e-mail: esse KPI também é conhecido como Open Rate e indica o número de e-mails abertos, comparados à quantidade de disparos. Esse número mostra se seus e-mails são interessantes o suficiente, a ponto de o lead abrir para ler.


→ Taxa de cliques: ou Click Through Rate (CTR), demonstra quantos dos seus leads clicaram em um link inserido ao longo do conteúdo. Essa métrica difere da anterior, mas quando analisadas juntas, a alta taxa de abertura X cliques mais baixos pode significar que houve uma desconexão ou o lead não ficou satisfeito com o conteúdo.


→ Taxa de conversão: essa métrica mede quantos leads clicaram em um link ou fizeram uma ação, como preencher um formulário ou baixar um e-book. Se os índices dessa métrica estiverem baixos (não convertendo), podem influenciar em todas as etapas do seu funil de vendas. A conversão depende de aspectos como assunto do e-mail, conteúdo relevante para a persona e CTA claro e bem posicionado.


Dica: realize testes A/B para identificar o que tem resultado mais positivo e aplique mudanças, se necessário!


→ Taxa de cancelamento de inscrição: o nome diz tudo — se as pessoas estão se descadastrando do seu mailing é preciso reavaliar a estratégia! Procure entender os motivos desse cancelamento, como a frequência de envios. O lead pode ter resolvido o problema inicial ou até mesmo optado pela concorrência. 


Lendo assim parece complexo, mas com a ajuda de profissionais especializados o caminho para o resultado é certo! 


Precisa de ajuda com campanhas de e-mail marketing? A KWB Comunicação tem especialistas em estratégia, redação e design de conteúdo. Entre em contato para saber mais!










Por: Luciana Bagátolli


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