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ESG e comunicação: tudo o que você precisa saber!

Postado em 07/02/2023

Estamos de volta com mais um conteúdo pra você, e a pauta de hoje é ESG (Environmental, Social and Governance) – do português “Governança Ambiental, Social e Corporativa". 

De acordo com a McKinsey – empresa de consultoria empresarial americana que aconselha empresas, governos e outras organizações em consultoria estratégica –, 85% das maiores empresas apresentam relatórios de ESG. Além disso, considerando executivos seniores de grandes marcas, 83% acreditam que essas práticas geram mais valor aos acionistas. 

Segundo a PwC: “É urgente incorporar ESG na estratégia e no dia a dia das empresas. Medir e comunicar planos e avanços passa a ser tão importante para as organizações quanto gerar resultados econômicos.”¹ A empresa ainda afirma que 81% dos líderes empresariais consideram o ESG uma prioridade para os seus negócios. 

Podemos dizer que a adoção do ESG é uma forma de a empresa mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado e seus clientes. Para saber como esses pilares podem e devem ser aplicados ao seu negócio, vale entender primeiro sobre o que são. Entenda o significado:



E-Environmental (em português: ambiental)

Como a palavra sugere, trata das práticas da empresa em relação à conservação do meio ambiente: 

- Biodiversidade;

- Desmatamento;

- Gestão de resíduos;

- Escassez de água;

- Poluição do ar e da água;

- Aquecimento global e emissão de carbono;

- Eficiência energética. 



S-Social

Aqui entram as questões relacionadas aos funcionários, clientes, consumidores, fornecedores e à sociedade em geral: 

- Proteção de dados e privacidade;

- Satisfação dos clientes;

- Diversidade da equipe;

- Engajamento dos funcionários;

- Relacionamento com a comunidade;

- Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.



G-Governance (governança)

Traz assuntos que se referem à governança da empresa, como:
- Remuneração de executivos, bônus e vantagens;

- Transparência na comunicação com os acionistas e histórico de ações judiciais movidas por acionistas;

- Composição do Conselho;

- Estrutura do comitê de auditoria;

- Conduta corporativa;

- Remuneração dos executivos;

- Relação com entidades do Governo e políticos;

- Existência de um canal de denúncias.

As empresas que fazem o uso desses fatores podem ser chamadas de “empresas voltadas para o futuro”. Bem atrativo, não? Afinal, que empresa não gostaria de ser associada à inovação, e mais: à sustentabilidade também? São dois pontos fortes para se ter uma boa imagem de marca – não somente diante do mercado como também diante dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental e social de suas escolhas.

65% dos Millennials dizem já ter boicotado uma marca porque discordavam da sua posição social;

83% desse público querem marcas alinhadas aos seus valores.²

Como empresa, é possível incorporar o ESG à estratégia, definindo e implementando um portfólio que traga diversas iniciativas ligadas ao seu negócio. Existem diversas vantagens em se comprometer com o ESG, e uma delas é se tornar mais transparente nas operações, com políticas que protejam o meio ambiente.


Como trabalhar o ESG na comunicação das empresas?

Como publicitários e profissionais de marketing, temos o papel de estar antenados aos indicadores ESG em cenários em que os fatores sociais e ambientais se integram. E como Kwbebianos, nossa missão é apresentar soluções exponenciais por meio de estratégias que coloquem o seu negócio no caminho certo para grandes resultados.

Além disso, falando na função da agência nesse quesito, um dos objetivos é comunicar os avanços das empresas em relação às boas práticas em Governança Ambiental, Social e Corporativa. E, com isso, fazer com o que o público se torne engajado com a pauta.

É papel também da agência aliar as estratégias de comunicação com as práticas ESG adotadas pelas empresas, pensando em ações para divulgar os diferenciais do negócio e desenvolver uma narrativa interessante ao público – para compartilhar informação.

Já na comunicação interna, a agência desempenha o papel fundamental de trazer essa cultura organizacional ao ambiente dentro da empresa, disseminando os valores entre os colaboradores. E, como a adequação traz muitas mudanças, a agência servirá para dar esse suporte na mudança cultural.

“Toda empresa tem um propósito implícito – uma razão de ser única que responde à pergunta: “O que o mundo perderia se esta empresa desaparecesse?” As empresas que incorporam propósito em seu modelo de negócios não apenas reduzem o risco; elas também podem criar valor a partir de seus valores.”³

Conte com a equipe da KWB para implementar estratégias de comunicação que tenham tudo a ver com o seu negócio e que tragam resultados exponenciais!


¹ PwC: PwC Debate | ESG

² Pesquisa Top Risks 2022, do Eurasia Group 

³ Mckinsey.com: “Does ESG really matter – and why?”



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