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Marketing inteligente: 7 ferramentas de IA para melhorar sua rotina!

Postado em 19/07/2024


Você sabia que a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma excelente ferramenta? O marketing digital com IA já tomou conta! As ferramentas de IA para marketing auxiliam na análise de dados e até mesmo na criação de conteúdo! Nós, como agência de comunicação, já aplicamos algumas das ferramentas em nosso dia a dia. Quer saber como usá-las? Leia até o final!


Como usar a inteligência artificial para marketing?


Pois é, a inteligência artificial não é mais uma visão futurista ou uma imaginação dos roteiristas de Hollywood, ela se tornou realidade e tem sido um pilar fundamental para o marketing, especialmente no meio digital! As ferramentas de IA para marketing oferecem capacidades ilimitadas, impulsionando estratégias de forma inovadora e eficaz! 

Mas como? Através da automatização de processos, como a geração de relatórios e monitoramentos de KPIs, extraindo insights valiosos através do acesso a diferentes fontes de conteúdo, permitindo que a inteligência humana se concentre no que verdadeiramente faz a diferença: criatividade e desenvolvimento de conteúdo. 

E como usá-la na rotina? Separamos algumas ferramentas e explicamos uma a uma, como funcionam e como podem te ajudar na rotina do dia a dia, em diferentes etapas do processo:


 ChatGPT 4.0

O ChatGPT 4.0 é uma evolução da sua versão anterior, o GPT-3, sendo capaz de gerar respostas coerentes e contextualizadas em conversas com usuários, abordando diferentes temas e assuntos baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer). 

A ferramenta pode ser utilizada para criação de conteúdo, auxiliando na criação de artigos, blogs, textos otimizados para SEO e outros, auxiliando os profissionais a criar um conteúdo mais atraente e relevante para os mecanismos de busca. A IA também consegue automatizar diversas tarefas, como responder perguntas frequentes, e pode ser associada às ferramentas de atendimento, permitindo que respostas rápidas sejam enviadas automaticamente para os clientes. 

O ChatGPT 4.0 pode ainda analisar dados, sendo uma ótima forma de economizar tempo e recursos! Ele pode ser usado para analisar os dados do seu negócio como, por exemplo, o produto que se destacou entre os seus clientes a partir de uma base de dados, ou então trazer análises de tendências do mercado, analisar campanhas de marketing, identificando o desempenho em diferentes canais e análises de feedbacks dos clientes. 

AgentGPT

O AgentGPT, assim como o ChatGPT 4.0, utiliza a tecnologia GPT e oferece aos usuários soluções eficazes para quem precisa de um organizador de tarefas eficiente. Não entendeu? Você traça um objetivo para a plataforma e ela é capaz de desenvolver listas de tarefas e planos de ações eficazes — incluindo ações de marketing. Essa IA é especializada em produtividade, ela é basicamente uma ferramenta de estratégia que desenvolve processos e tarefas para transformar o que parecia complexo em um passo a passo eficaz e executável. 

Porém, o brilho nos olhos dessa ferramenta está na comunicação utilizada: eles se comunicam de forma natural e quase… humana. Por isso, é usada também para o desenvolvimento de assistentes virtuais e chatbots, já que conseguem expressar naturalidade na interação com o ser humano. 

 

Tactiq.io 

Essa ferramenta é 10/10 para quem busca se manter conectado à conversa sem precisar fazer anotações! Com ela, é possível fazer videochamadas e a inteligência artificial toma notas e faz transcrições pra você. Não é PERFEITO? Pra quem está no atendimento ou no desenvolvimento de estratégias é uma ótima ferramenta, já que ela pode captar insights não percebidos durante a conversa.  


Gamma AI

Quem atua no mundo do marketing, sabe que uma apresentação surpreendente pode ser decisiva na hora de fechar um projeto — e para otimizar esse processo, a ferramenta Gamma AI é uma boa opção! A inteligência artificial oferece uma nova maneira de apresentar ideias, onde o usuário não tem o esforço de formatar manualmente as informações. Entre os recursos, você encontra: criação de conteúdo, formatação do conteúdo e modelos e layouts inteligentes e responsivos. 


Synthesia  

Você precisa de um vídeo com tradução para outros idiomas que não dê trabalho? A plataforma paga Synthesia poupa tempo e orçamento! Através da IA é possível criar e editar vídeos em 120 idiomas, facilitando a comunicação do seu negócio para outros países! Vai receber uma visita internacional? Que tal traduzir o vídeo institucional da sua empresa? Agora isso é possível em poucos minutos! 


Hootsuite  

Sabemos que assertividade é essencial em nossa profissão e, para isso, precisamos de análises de dados com as melhores estatísticas, a fim de prever as melhores estratégias. Por isso o Hootsuite foi criado! Ele utiliza IA para fornecer dados e tendências, monitorando o conteúdo de diferentes plataformas simultaneamente. Essa ferramenta ajuda a identificar o que está em alta e cria ideias para temas e legendas para as redes sociais, além de ainda poder criar, agendar e publicar conteúdos de diferentes plataformas em um só lugar. Perfeito para quem trabalha com diferentes canais!


RD Mentor IA  

O RD Mentor IA é um grande pacote de ferramentas IA que se integra ao RD Station e ao CRM de vendas das empresas, auxiliando os profissionais de marketing na geração de conteúdo, qualificação de leads e atendimento personalizado ao cliente. Todas as ferramentas integradas nessa IA são desenvolvidas exclusivamente para isso, onde, com uma base de dados, consegue criar conteúdos relevantes e auxiliar no atendimento ao cliente. Por enquanto, essa ferramenta está disponível apenas para assinantes do RD! 


Essas foram as sete ferramentas que selecionamos, mas com uma boa pesquisa você encontra corretores ortográficos, que auxiliam no tom de voz da marca e revisão dos materiais, geradores de imagens a partir de prompts e muito mais! 


E aí, se interessou em incluir a IA na sua rotina?











Por: Luciana Bagátolli


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