De tempos em tempos, é importante rever o planejamento da sua empresa — e isso vale também para o planejamento de comunicação, afinal, ele é como se fosse a bússola para direcionar o seu negócio no caminho certo.
E para seguir um caminho em direção aos resultados é preciso um plano, certo? Podemos chamar a estratégia de plano de comunicação. É com esse plano que você definirá as ações para alcançar os objetivos da sua empresa, além de deixar claro como gostaria de se comunicar com o seu público.
Podemos dividir o plano de comunicação em interno e externo que, resumidamente, são:
Plano de comunicação interno: as ações desse plano são direcionadas aos colaboradores da sua empresa, com os objetivos de criar um bom ambiente de trabalho e melhorar a relação com a equipe.
Plano de comunicação externo: aqui é dirigido ao seu público-alvo, às pessoas que consomem a sua marca e, por isso, o objetivo do plano de comunicação é melhorar a sua imagem.
Percebeu que tanto o plano de comunicação interno como externo têm os objetivos de posicionar a sua empresa e influenciar como ela é vista — seja pela sua equipe ou seja pelos consumidores? É por isso que tudo deve estar bem alinhado!
Aqui entra também o planejamento de marketing, mais um recurso que servirá para ajudá-lo a atingir os objetivos do seu negócio. E isso inclui avaliar os resultados dos seus planos e metas.
Não se preocupe em saber tudo sobre planejamento de comunicação. Estamos aqui pra isso! Hoje nós trouxemos um conteúdo completo para você saber sobre os erros de um planejamento de comunicação e como evitá-los.
Quando se fala em planejamento de comunicação é preciso sempre estar um passo à frente e, por isso, compartilhamos com você um e-book exclusivo para você se preparar para 2023!
- Não definir objetivos e metas claros
Quando você tem objetivos e metas bem definidos, as chances de alcançá-los são ainda maiores! Sem eles, é seguir sem um direcionamento, ou seja, sem saber qual o melhor caminho em direção aos resultados. Uma boa dica é defini-los para que sejam SMART:
- Specific (específico)
- Measurable (mensurável)
- Attainable (atingível)
- Realistic (realista)
- Time-bound (temporizável)
- Não conhecer o seu público-alvo
Como ter uma comunicação assertiva e eficaz se você não souber para quem está falando? Portanto, é indispensável conhecer o seu target! Seu público não é composto apenas pelos consumidores, mas também pelos veículos de comunicação, influenciadores digitais, investidores etc. Por isso, ter uma lista de todos os seus públicos-alvo possíveis é muito útil na hora de fazer o seu planejamento de comunicação!
- Não usar os canais de mídia de forma estratégica
LinkedIn, Instagram, Facebook, TikTok... Sua marca pode estar presente em todos esses canais, mas o mais importante é pensar em COMO ela estará lá. Definir estratégias e um conteúdo direcionado para cada meio é agir de forma eficaz. Cada meio tem suas particularidades, portanto, é fundamental considerá-las na sua comunicação.
- Não estabelecer um cronograma
Também faz parte do planejamento de comunicação você ter um cronograma bem definido para agendar cada passo e cada etapa do seu plano de comunicação. Aqui entram as datas de início e fim de cada tarefa, os recursos necessários e, ainda, o grau de importância de cada etapa.
- Não analisar resultados e feedbacks
Avaliar os resultados é um passo tão importante quanto definir as metas, porque é nessa etapa que se pode identificar uma necessidade e alteração de rota. Com essa análise, você poderá identificar o que está funcionando, o que pode ser alterado e o que descartar.
Agora que você viu alguns dos cinco principais erros no planejamento de comunicação, com certeza você se perguntou: “Mas o que eu preciso fazer?”. São várias etapas que fazem parte de um planejamento bem estruturado, e você pode contar com a KWB para lhe dar o suporte em todas! Nossa equipe pensa em tudo: pesquisa, estratégias, comunicação integrada e mensuração de resultados!
Conte com a gente para alcançar resultados exponenciais em 2023!