Você já se perguntou o que leva uma marca para fazer um rebranding? Ter uma marca voltada ao público-alvo, ao mercado e à sociedade é essencial para transmitir seus objetivos e desejos. E como tudo na vida muda, as marcas também precisam se reinventar para se adaptar às novas demandas. Por isso, o assunto de hoje é o rebranding.
O que é o rebranding?
Rebranding, ou reposicionamento de marca, é o processo em que as empresas fazem ajustes sensíveis ou completos na maneira como a marca se posiciona diante do público e do mercado. Esse conjunto de mudanças, que além da identidade visual, é comum entre as marcas — só em 2023, 15 grandes marcas resolveram mudar, mas falaremos delas mais pra frente — e engloba novos valores, missão, tom de voz, melhoria em processos, nova forma de vender e atender, e até mesmo novas configurações de qualidade. O rebranding é intrínseco no negócio como um todo!
Mas quando é a hora certa de uma marca fazer o rebranding?
Como o rebranding leva a marca para uma nova direção, não existe “hora certa” para fazê-lo, mas existem alguns sinais claros de que a marca precisa rever seu caminho — são eles:
CINCO sinais de que sua marca precisa de um rebranding:
1. Mudança ou evolução na missão, visão ou valores do negócio;
2. Crise de imagem e necessidade de melhorar a confiança;
3. Deseja ou precisa fazer mudanças no alvo público do negócio;
4. Adaptação às tendências do mercado;
5. A marca mudou de dono ou se fundiu com outra empresa e precisa mudar a direção.
Movimento das marcas mudando em 2023:
Em 2023, grandes marcas resolverão fazer rebranding e reverter suas estratégias — são elas: Nokia, Fanta, Glassdoor, Johnson & Johnson, Facebook, ClickBus, Nescau, Petz, Avianca, Bauducco, Toddy, Deezer, Reddit, Record TV e Itaú.
Rebrandings que foram destaque:
Dentre as marcas que citamos, duas delas se destacaram na mídia e nas redes sociais — vamos mergulhar no fundo?
Burger King
Depois de pouco mais de 20 anos sem modificação de marca, o Burger King apresentou seu rebranding, um projeto que levou 2 anos entre pesquisa e desenvolvimento, realizado pela especializada em branding, Jones Knowles Ritchie (JKR).
O novo posicionamento envolve a reformulação do logotipo, novas fontes, toda a comunicação dos restaurantes e até mesmo o uniforme dos colaboradores, e chega ao mercado para acompanhar a evolução da empresa e do próprio mercado nos últimos anos. E como falamos que o rebranding vai muito além da mudança estética, o destaque para o case do Burger King fica para as melhorias nos padrões de sabor e qualidade dos alimentos — removendo ingredientes de origem artificial.
Para seu conceito visual, a rede buscou conceitos mais minimalistas, versáteis e contemporâneos ao mesmo tempo, fazendo com que tudo funcionasse também no meio digital — o que não era uma demanda em 1999, na sua última modificação.
Os princípios da nova identidade captam a forma com que a marca busca atua: com grandiosidade, ousadia e ingredientes de verdade. Visualmente o logotipo continua com duas fatias de pão envolvidas na grafia do “Burger King”, mas apresenta um desenho mais simplista e menos artificial, e as cores primárias reforçam o conceito da marca: o seu processo de grelhar os hambúrgueres no fogo, como churrasco . Na mesma pegada, a fonte proprietária foi intitulada de “chama” e inspirada nas formas dos lanches “arredondadas e descontraídas”.
Itaú
A estratégia de rebranding do banco Itaú levou 22 meses para ficar pronto e dá início às comemorações do centenário da empresa! Acompanhado do conceito “Feito de futuro”, o rebranding da marca dá protagonismo ao laranja — depois de diversos anos usando o azul com tipografia amarela.
“Feito de futuro” se refere aos dados e não extingue o slogan “Feito com você” que acompanha as demais ações, afinal, o Itaú sempre frisa seu interesse em estar a serviço dos públicos interno e externo.
A campanha de 100 anos deu o que falar, confira o vídeo:
O Itaú, de nome que significa pedra preta em tupi-guarani, mostra a trajetória da pedra ao longo dos anos e reforça que sua cultura é cravada em pedra e não apenas no papel. Com identidade desenvolvida pela time de design do banco, sob forma cooperativa do chefe Clayton Caetano, com parceria da Pentagram, o filme que celebra a mudança mostra muito mais do que pessoas sorridentes confraternizando.
É uma forma lúdica de mostrar a consistência do banco em promover resultados de forma humanizada.
Além da Pentagram, participaram da estratégia a N.Ideias, de Nizan Guanaes, e as agências Galeria.ag e Africa Creative. Confira o logotipo do Itaú ao longo dos anos:
O que podemos aprender com o rebranding dessas marcas?
O rebranding vai muito além da superfície, ele mergulha na essência de uma marca, reestrutura seus pilares e resulta em mudanças além do que o consumidor pode ver. É uma estratégia poderosa que visa acompanhar as mudanças do mercado e do negócio, essencial para quem quer crescer em um mundo de mudanças constantes e imediatas!
Benefícios de rebranding para marcas:
Além de melhorar os pontos que citamos nos principais sinais de que sua marca precisa de um rebranding, separamos mais cinco benefícios da estratégia:
→ Atrair novos clientes;
→ Aumentar as vendas;
→ Melhorar a imagem da marca;
→ Reduzir custos;
→ Destacar-se da concorrência.
Diferença entre rebranding e mudança de identidade visual:
Como citamos ao longo do blog, o rebranding abrange uma mudança profunda na marca, no seu posicionamento e na experiência do cliente. Já a mudança de identidade visual é algo menos profunda — mas não menos importante — e refere-se aos elementos visuais da marca, sem abordar sua essência como um todo.
A importância da identidade visual para as marcas:
A identidade visual acompanha o branding (ou o rebranding) e busca transmitir os objetivos e definições das estratégias determinantes para ele. Como? Através do logotipo, do uso das cores, da tipografia e da identidade elementos gráficos adicionais — basicamente, o visual faz parte do processo de construção do branding!
Elementos que compõem uma identidade visual:
→ Núcleos: essencial para a diferenciação de sua marca, a escolha de núcleos é feita estrategicamente de acordo com o segmento e com a imagem que você deseja transmitir ao mercado através de sua identidade.
→ Tipografia: cada fonte tipográfica tem um objetivo diferente, seja transmitir alguma sensação ou emoção ou apenas comunicar formalmente ou não. Por isso, a escolha desse elemento deve ser feita com cuidado, para transmitir a reprodução da sua mensagem.
→ Elementos gráficos: as formas gráficas têm grande impacto na mente dos consumidores — o Itaú e o Burger King são exemplos da construção de um bom elemento gráfico, já que transmitem a proposta da marca de forma inovadora e única.
→ Logotipo: é o conjunto dos elementos acima. A reunião dos três elementos representa a marca, seus ideais e a essência, devendo ser facilmente reconhecida pelo público-alvo.
Rebrandings realizados pela KWB:
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