BLOG

6 dicas para melhorar o foco e a concentração no home office

Postado em 26/03/2020



O período atual pede isolamento social, medidas preventivas e cuidados. Com isso, muitas empresas e colaboradores autônomos foram levados à se adaptar "na marra" ao estilo de trabalho home office - afinal, precisamos respeitar as medidas determinadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar o contágio massificado do novo COVID-19.

Algumas pessoas já estão adaptadas à rotina de trabalhar em casa, mas sei que nem todo mundo está acostumado a manter o foco em um ambiente cheio de distrações. Por isso, separei seis dicas que podem ajudar você a aumentar - e manter - a concentração. Confira:


1)Um tomate pode ser o seu maior aliado.

Você já ouviu falar em Técnica Pomodoro? É um método de gerenciamento de tempo desenvolvido no final dos anos 80 que sugere o uso de um cronômetro para "fatiar" o trabalho em períodos de 25 minutos, com intervalos de cinco minutos entre um período e outro. Ou seja: concentre-se exclusivamente à uma tarefa durante 25 minutos, descanse por cinco minutos, foque por mais 25 minutos e repita. Ao final de quatro ciclos de 25 minutos, seu próximo intervalo terá 30 minutos - aproveite o tempo para lavar as mãos.



2)Maybe you should just take a break.

Está tentando concluir uma tarefa que parece impossível? Siga o conselho da Rachel, de Friends, e dê um tempo. Levante-se, tome um café ou prepare um chá, aprecie a vista da janela ou algo que te faça sair do ambiente em que está trabalhando. Pequenos descansos e períodos de ócio criativo ajudam a destravar e as coisas se tornam mais fáceis depois deles.



3)A rotina é a sua melhor amiga, abrace-a!

Esse prego é bem batido, mas o assunto é sério. Crie - e siga - uma rotina de trabalho como se estivesse indo trabalhar em uma empresa: acorde, faça seu ritual matinal, tome um bom café da manhã, coloque o café para passar, vista uma roupa de trabalho e feche a porta do quarto. Quando o horário de trabalho acabar, cumpra a mesma rotina de retorno para casa no final de um dia comum: as coisas ficarão bem mais fáceis a partir daí.



4)Escolha o som de fundo ideal.

Esse tópico é bem pessoal. Alguns preferem trabalhar em completo silêncio, outros gostam da companhia das vozes da televisão e outros ainda escolhem uma playlist caprichada para ouvir durante a execução de tarefas. Encontre o seu estilo ideal: você saberá quando algo estiver te distraindo - seja forte o suficiente para interromper o ciclo de distração e buscar outra alternativa. Dica extra: no Spotify, você encontra várias playlists para ajudar na concentração, no foco, aumentar a sensação de calma e tranquilidade.



5)O movimento é… necessário!

Ficar o dia todo parado com a postura incorreta não ajuda em nada na concentração: não há nada no mundo que distraia mais que uma dor aguda na lombar, né? Para evitar esses e outros riscos causados pela má postura, crie o hábito de se movimentar constantemente. Ao final de cada ciclo de trabalho, por exemplo, levante-se e faça um alongamento caprichado. Terminou a tarefa? Corrija a postura. Vai responder os clientes e colegas no WhatsApp? Antes, dê uma caminhada pela sala.



6)A culpa é inimiga.

E a nossa última dica é: não se culpe. Se você nunca trabalhou em home office, é normal que fique distraído e que apresente baixa produtividade nos primeiros dias. Como tudo na vida, esse é um aprendizado constante e não existe fórmula para o sucesso. Respeite o seu ritmo, aceite o desafio e comemore cada conquista. Não esqueça que o autocuidado é muito importante para esse momento peculiar que estamos vivendo - cuide da sua saúde mental e não se sobrecarregue com autocobranças.



Aproveite para ler também o nosso último post, que traz Dicas práticas para ser produtivo no trabalho home office. Mantenha a esperança e mantenha-se em segurança, só assim poderemos nos reencontrar e voltar às rotinas tradicionais em breve.


Um abraço virtual (por enquanto, seguimos assim)!


Compartilhe:

Mais Notícias