O marketing social tem como objetivo estipular estratégias e ações que apoiem causas sociais, posicionando a marca através dos assuntos pautados, disseminando ideias, estimulando comportamentos conscientes e pensando no bem-estar coletivo.
Entre esses assuntos podemos pautar a saúde pública, o transporte, os direitos trabalhistas, a educação, a moradia, a nutrição e a diversidade num geral. Os assuntos são diversos, porém, a sua empresa não precisa necessariamente abordar todos eles. Quer saber por quê? Siga a leitura!
Por que fazer?
A pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, realizada no ano de 2019 com 30 mil pessoas, sendo destas 1.564 brasileiras, aponta motivos dados pelos próprios consumidores para que o marketing social faça parte da sua estratégia:
1) 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos parecidos com os seus.
2) No Brasil, 79% dos entrevistados querem que as marcas se posicionem em relação a assuntos importantes da sociedade, cultura, meio ambiente e política.
3) 76% das pessoas disseram que as decisões de compra são influenciadas por ideais propagados pelas empresas e pelas ações tomadas por seus líderes.
4) 87% dos consumidores do Brasil desejam que as empresas sejam mais transparentes sobre a origem dos produtos, as condições de trabalho e demais informações de impacto ambiental e social.
5) 79% dos entrevistados acreditam que boicotes podem colaborar para que empresas mudem as atitudes.
6) 65% dos brasileiros afirmaram que já pararam de comprar de marcas que tiveram ações que iam contra seus valores.
Valores fortes, marcas fortes
Quando a sua marca conta com um propósito bem alinhado, apoiar causas sociais ajuda a fortalecer a imagem da empresa, colaborando para valores mais fortes e uma comunidade mais unida.
O marketing social, quando bem executado, une cliente, negócio e sociedade num mesmo caminho. Porém, é importante perceber que essas ações não podem ser tomadas por modismo ou impulsionadas unicamente por interesse de lucro.
Os consumidores percebem com facilidade quais ações são reais e bem intencionadas e quais são usadas para capturar um público mais “inocente” sobre esse tipo de marketing.
Como começar?
Para implementar o apoio social a sua empresa, comece identificando os valores das suas personas e, claro, da própria empresa.
O que seus clientes pensam? No que acreditam? Quais ações e instituições apoiam?
Sua empresa tem um histórico de apoio à sociedade e ao meio ambiente para fortalecer ou você precisa criar suas ações do zero?
Mapeie quais tipos de causas sociais – como as citadas no começo do texto: saúde pública, transporte, direitos trabalhistas, educação, moradia, nutrição e diversidade – fazem sentido para o seu negócio e a essência da sua empresa e entenda como permear esses valores, ou seja, quais atitudes tomar para participar ativamente da transformação.
Depois, estipule as causas que você irá apoiar nesse primeiro momento, quais instituições serão ajudadas e como você poderá trazer as novas ideias para seus colaboradores. Tenha objetivos claros para prazos curtos, médios e longos e facilite o seu planejamento.
Hora de pôr a mão na massa!
Lembre-se que as pessoas mais engajadas enxergam os seus reais objetivos. Caso precise de ajuda para começar, conte com a equipe disruptiva da KWB: encontre-nos no Facebook ou Instagram!