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Marketing social: por que e como começar

Postado em 05/02/2021

O marketing social tem como objetivo estipular estratégias e ações que apoiem causas sociais, posicionando a marca através dos assuntos pautados, disseminando ideias, estimulando comportamentos conscientes e pensando no bem-estar coletivo.

Entre esses assuntos podemos pautar a saúde pública, o transporte, os direitos trabalhistas, a educação, a moradia, a nutrição e a diversidade num geral. Os assuntos são diversos, porém, a sua empresa não precisa necessariamente abordar todos eles. Quer saber por quê? Siga a leitura!


Por que fazer?


A pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, realizada no ano de 2019 com 30 mil pessoas, sendo destas 1.564 brasileiras, aponta motivos dados pelos próprios consumidores para que o marketing social faça parte da sua estratégia:

1) 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos parecidos com os seus.




2) No Brasil, 79% dos entrevistados querem que as marcas se posicionem em relação a assuntos importantes da sociedade, cultura, meio ambiente e política.

3) 76% das pessoas disseram que as decisões de compra são influenciadas por ideais propagados pelas empresas e pelas ações tomadas por seus líderes.

4) 87% dos consumidores do Brasil desejam que as empresas sejam mais transparentes sobre a origem dos produtos, as condições de trabalho e demais informações de impacto ambiental e social.

5) 79% dos entrevistados acreditam que boicotes podem colaborar para que empresas mudem as atitudes.

6) 65% dos brasileiros afirmaram que já pararam de comprar de marcas que tiveram ações que iam contra seus valores.



Valores fortes, marcas fortes


Quando a sua marca conta com um propósito bem alinhado, apoiar causas sociais ajuda a fortalecer a imagem da empresa, colaborando para valores mais fortes e uma comunidade mais unida.


O marketing social, quando bem executado, une cliente, negócio e sociedade num mesmo caminho. Porém, é importante perceber que essas ações não podem ser tomadas por modismo ou impulsionadas unicamente por interesse de lucro.



Os consumidores percebem com facilidade quais ações são reais e bem intencionadas e quais são usadas para capturar um público mais “inocente” sobre esse tipo de marketing.


Como começar?


Para implementar o apoio social a sua empresa, comece identificando os valores das suas personas e, claro, da própria empresa.


O que seus clientes pensam? No que acreditam? Quais ações e instituições apoiam?



Sua empresa tem um histórico de apoio à sociedade e ao meio ambiente para fortalecer ou você precisa criar suas ações do zero?


Mapeie quais tipos de causas sociais – como as citadas no começo do texto: saúde pública, transporte, direitos trabalhistas, educação, moradia, nutrição e diversidade – fazem sentido para o seu negócio e a essência da sua empresa e entenda como permear esses valores, ou seja, quais atitudes tomar para participar ativamente da transformação.


Depois, estipule as causas que você irá apoiar nesse primeiro momento, quais instituições serão ajudadas e como você poderá trazer as novas ideias para seus colaboradores. Tenha objetivos claros para prazos curtos, médios e longos e facilite o seu planejamento.


Hora de pôr a mão na massa!



Lembre-se que as pessoas mais engajadas enxergam os seus reais objetivos. Caso precise de ajuda para começar, conte com a equipe disruptiva da KWB: encontre-nos no Facebook ou Instagram!


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