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Reels e TikTok: veja como essas tecnologias podem auxiliar na comunicação do seu negócio

Postado em 25/09/2020

Elas se tornaram as atuais queridinhas do mundo digital e estão bombando entre diferentes gerações e perfis de usuários, inclusive empresas. As redes sociais TikTok e Reels chegaram em um formato mais dinâmico para auxiliar as marcas a anunciarem seus produtos e serviços de uma forma mais descontraída.



O TikTok se trata de um aplicativo de edição, publicação e compartilhamento de vídeos de apenas 15 ou 60 segundos e permite que sejam criados conteúdos autorais com facilidade. Com o boom do aplicativo TikTok, o Instagram deu continuidade para as ferramentas da função "Cenas" e agora lançou o "Reels" que é uma versão parecida com o TikTok, porém está integrado na rede social Instagram.


Ter um TikTok ou Reels pode demonstrar o quanto as marcas estão atualizadas nas plataformas digitais e interessadas em criar um relacionamento com seus clientes. A estrutura das plataformas permite que os usuários brinquem e criem de forma descomplicada. O TikTok e o Reels disponibilizam diversas ferramentas para auxiliar na criação desses vídeos e estão cada vez mais sendo utilizados para a divulgação de marcas.

 



Mas antes da sua marca se jogar de cabeça nas novas redes sociais TikTok e Reels, é necessário entender se o seu negócio e público-alvo se encaixam com o perfil das plataformas. 30% dos usuários do TikTok são adultos, enquanto o Instagram – que é a rede social que integra o Reels – possui 69% dos usuários com menos de 35 anos de idade. A KWB pode te ajudar a entender melhor se sua empresa se enquadra com essas redes sociais.


Quais tipos de conteúdo no TikTok e Reels são tendência e podem ser interessantes para a divulgação de uma marca? Aqui vão algumas dicas:



Entenda o perfil de cada plataforma e crie conteúdo que converse com seu público

Criar conteúdo de marca que interaja com seus consumidores é essencial em qualquer rede social, mas tanto o TikTok quanto o Reels pedem conteúdos ainda mais criativos e pessoais. Entretanto, cada plataforma tem sua própria personalidade. Por isso, é importante identificar quais conteúdos funcionam melhor para cada tipo de conteúdo da sua marca.

O Reels pode ser uma ótima plataforma para as marcas se aproximarem ainda mais dos seus seguidores no Instagram. Além disso, os vídeos podem ser compartilhados na aba Explorar do Instagram, atingindo usuários que ainda não conheciam a marca. Com ferramentas de edição mais sofisticadas, o Reels permite a criação de vídeos divertidos e engajadores. Dessa forma, é possível adaptar as estratégias de conteúdo da marca que já vêm sendo adotadas nessa rede social.

Já o TikTok é uma rede social diferente de tudo o que já se viu. Nela, as marcas precisam abraçar a criatividade e demonstrar originalidade em um perfil ativo e bem movimentado. O conteúdo precisa ser autêntico para a plataforma, mas pode ser aproveitado para movimentar a plataforma Reels também.



Compartilhe dicas, tutoriais e conteúdo educacional

O conteúdo educacional, como dicas e tutoriais, é uma ótima maneira de fazer com que os seguidores vejam valor em sua marca/produto. E o Reels e o TikTok são excelentes plataformas para educar seus consumidores de uma forma mais leve, descontraída e atrativa.



Faça parceria com influenciadores digitais

Outra maneira de estar presente nas redes sociais do momento sem envolver diretamente um perfil da marca é trabalhar em parceria com influenciadores. Com seguidores altamente engajados, os influenciadores podem transmitir toda a essência da sua marca para seus seguidores e promover seus produtos.

 


Crie um desafio

 Certamente você já foi impactado por algum desafio do TikTok, acertei? Os desafios estão bombando, inclusive no Reels! Eles podem ser usados como estratégias para envolver os seguidores e aumentar a visibilidade da sua marca. 

   


Mostre seus produtos ou serviços

 Os formatos curtos do Reels e TikTok são uma ótima forma de apresentar novidades de produtos, como vídeos teaser, por exemplo. Explore as funcionalidades da plataforma para mostrar seus produtos e serviços de forma mais atrativa e conquistar novos consumidores.

  


Se as estratégias dessas novas plataformas fizeram seus olhinhos brilhar com as vastas possibilidades para a sua marca, tenha cautela! Vale lembrar que não é porque está na moda que sua empresa precisar ter. Como já mencionamos acima, primeiramente é preciso entender o público do seu negócio. Além disso, para uma estratégia eficaz, será necessária uma frequência de postagens. Muitas vezes é preferível ter uma fanpage do Facebook e conta no Instagram bem estruturadas do que investir em novas plataformas. Você pode contar com a KWB para fazer essa análise para você e gerenciar a comunicação do seu negócio.

  

Hoje gerenciamos cerca de 50 marcas nas redes sociais, incluindo o Facebook, Instagram e LinkedIn, ajudando as marcas a conversarem com seu público-alvo e gerando novos negócios. Acompanhe mais no blog “Como as suas redes sociais impactam no fechamento de um negócio” acessando aqui para entender melhor!

   


Por: Sabrina Stringari

Publicitária por formação e planejamento na KWB. 

Ama uma série de comédia, filmes de romance e fazer carinho nos animais!


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