Você sabe qual a importância das newsletters em uma estratégia digital? Ou então que existem estratégias para a criação de newsletters e que elas fazem diferença nos resultados da sua campanha? No decorrer deste texto você descobrirá tudo isso e muito mais! Vamos entender mais sobre o assunto juntos?
O que são as newsletters?
A newsletter é um formato de conteúdo que faz parte das estratégias de marketing digital — seu nome é a junção das palavras em inglês “news” e “letter”, notícias e carta, respectivamente, ou boletim informativo em tradução livre. Ou seja, é uma publicação regular que contém atualizações, informações e conteúdos do interesse de determinado público, que geralmente utiliza o e-mail como canal de distribuição.
Nela estão inclusos notícias, artigos, dicas, eventos e outros, agrupados de uma forma eficaz para manter os assinantes informados e engajados — seja pessoal ou profissionalmente.
A inclusão de uma newsletter em uma estratégia de marketing digital tem como objetivo construir relacionamento com clientes e seguidores, uma conversa mais próxima e de envios regulares com os seus leads. E de quebra, olhar para o público interno de uma empresa pode ser uma ótima maneira de informar e engajar os colaboradores!
Alguns exemplos de newsletters para você acompanhar:
→ Tira do papel: empreendedorismo e carreira criativa, reflexões ilustradas sobre desafios cotidianos, dicas e referências.
→ Rock Content: tutoriais e explicações do mundo do marketing de conteúdo com dicas para redes sociais, newsletters e SEO.
→ KWB Comunicação: claro, não poderia faltar a nossa! Acompanhe as principais atualizações das redes sociais e notícias do segmento.

Newsletter tem foco em relacionamento e caracteriza-se por:
→ Entrega de conteúdo útil para os leitores, algo que eles querem ou precisam;
→ Tom de voz próximo, gerando identificação entre o conteúdo e os leitores;
→ Frequência de envios com um calendário predeterminado pela estratégia de newsletter.
E-mail marketing tem um caráter mais persuasivo, induzindo o leitor a fazer uma ação — seja ela uma compra, um clique para o blog ou algum e-mail que é parte de uma estratégia de funil de vendas. Suas características variam conforme o seu tipo:
→ Atualização do blog, enviando novos posts do blog ou uma seleção de temas específicos;
→ Editorial, com o ponto de vista de uma empresa sobre determinado assunto;
→ Fluxo de automação, e-mails disparados conforme o funil de vendas;
→ Pesquisa, coleta de dados e informações;
→ Promocional, oferecendo os produtos ou serviços da empresa.
Eles não possuem uma frequência definida, são persuasivos e, embora devam entregar o conteúdo que o leitor precisa, não é exatamente uma regra.
Por que usar a estratégia de newsletter?
Como falamos anteriormente, a newsletter tem foco total em relacionamento: engajando o público e construindo autoridade de marca. Vamos às vantagens:
→ Recorrência: permite um contato regular com o público, aumentando a taxa de abertura e a interação com conteúdos;
→ Baixo custo: costuma ser mais barata que outras estratégias de marketing, como anúncios pagos e campanhas de redes sociais;
→ Construção de autoridade: uma empresa sempre atualizada e relevante demonstra expertise na sua área de atuação;
→ Tráfego para o site: newsletters com link direcionado ajudam a gerar tráfego qualificado para o site, gerando conversões e vendas;
→ Feedback imediato: permite o ajuste rápido das estratégias.
Agora que entendemos que uma newsletter não é um e-mail marketing e sim um conteúdo de valor, além das vantagens desse formato, vamos à prática?
Como criar uma newsletter estrategicamente:
→ Utilize práticas de copywriting: técnicas básicas, como um conteúdo mais direto, uma linguagem mais acessível e objetividade, são essenciais;
→ Facilite a leitura: na hora de montar seu conteúdo, monte títulos e subtítulos bem destacados, para facilitar a busca pelo interesse do leitor;
→ Ofereça um design simples: além da leitura fácil, o desenvolvimento e a distribuição desse conteúdo devem ser concisos — menos é mais quando queremos garantir a atenção do leitor;
→ Agrade o leitor e não a você mesmo: a newsletter não é um canal promocional e sim de conhecimento, portanto, se sua empresa tem alguma informação que pode ser útil para o leitor, informe-o.
Além do tradicional formato em texto/imagem, você pode apostar em vídeos e até mesmo em conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para ajudar na produção das suas newsletters!
Boas práticas para o envio dessas newsletters:
→ Conte com uma boa base de assinantes, atentando-se à segmentação de leads para que o conteúdo não se torne um spam indesejado;
→ Escolha muito bem o assunto da sua newsletter! Ela deve conectar com o público segmentado na base de assinantes;
→ Evite utilizar o e-mail em uma grande imagem, para não ser considerado spam;
→ Tenha colunas regulares e compartilhe seu conhecimento com o público — é essa riqueza que gera autoridade;
→ Realize enquetes com os leitores — isso gera engajamento, feedback rápido e melhora o seu serviço;
→ Conte com uma plataforma de envios para ajudá-lo(a) a realizar testes e avaliar métricas, como o parceiro da KWB Comunicação, RD Station.
Principais tendências em newsletters para 2025:
Como mencionamos no blog “Marketing digital em 2025: as principais tendências e como as marcas podem se adaptar”, a personalização baseada em dados, o uso de IA (inteligência artificial) para facilitar a automação, os novos formatos e a integração de conteúdo com o consumidor são tendências fortíssimas para as estratégias digitais, e elas podem e DEVEM ser aplicadas na sua newsletter — leia o blog na íntegra!
Como uma agência pode te ajudar?
Muito além de desenvolver o conteúdo, uma agência de comunicação como a KWB pode te ajudar em toda a etapa de estratégia: desde a pesquisa de conteúdos, segmentação de leads, construção de layouts, disparos e até mesmo análise de relatórios. Quer ir mais a fundo? Vamos traçar juntos uma estratégia com newsletters para a etapa de nutrição e colocar seus contatos no funil de vendas, rumo à conversão!