Marketing digital em 2025: as principais tendências e como as marcas podem se adaptar

17 janeiro 2025

E aí, você já fez o planejamento de comunicação para 2025? O que você programou para o marketing digital do seu negócio? A gente sabe que a evolução é constante, o aprendizado é diário e estar por dentro das tendências de marketing digital é essencial. Por isso, sua agência preferida, vulgo a KWB Comunicação, traz a você o que há de mais importante para o marketing digital em 2025!

Para começar, precisamos alinhar exatamente o que é o marketing digital: é o conjunto de estratégias e ações que uma empresa utiliza para promover a marca on-line. Dito isso, o que esperar dele em 2025? 

1. Personalização em alta e baseada em dados

A jornada do consumidor não é mais a mesma, ela se tornou mais complexa e segmentada, demandando campanhas altamente personalizadas e baseadas em dados. As personas genéricas perderam espaço para uma visão baseada em dados individuais, enriquecendo os pontos de contato com o cliente. A inteligência artificial é uma ferramenta fundamental nesse processo, pois permite que marcas ofereçam mensagens e ofertas em tempo real, baseadas no comportamento e preferências de cada pessoa.

Essa alta personalização, ou hiperpersonalização, permite que marcas criem campanhas mais relevantes e assertivas, que realmente conectam com o cliente e geram engajamento. 

Para isso, é necessária a análise de um grande volume de dados, que transformam essas informações em ações personalizadas que moldam a experiência do cliente. E com a restrição do uso de dados, a LGPD e outros fatores, é crucial saber utilizar os dados primários obtidos diretamente pelos consumidores para se destacar. 

2. Inteligência artificial (IA) e automação

A automação de marketing é uma realidade há algum tempo, mas a ferramenta segue em evolução com o objetivo de oferecer eficiência e, acima de tudo, personalização em massa, que combinada à inteligência artificial, permitirá a criação de campanhas altamente segmentadas e personalizadas em escala. 

A solução para os tópicos 1 e 2 é investir em ferramentas que analisem esses dados e auxiliem no desenvolvimento das campanhas e na hiperpersonalização, como o RD Station, um software brasileiro que oferece soluções de marketing e vendas — a KWB Comunicação é agência parceira da marca! Através dela, é possível criar fluxos de trabalho automatizados e dinâmicos, garantindo essa experiência personalizada que falamos.

3. UGC (Used Generated Content) ou Conteúdo Gerado pelo Usuário

Em um ambiente on-line, onde grupos de pessoas se reúnem para compartilhar interesses e trocar informações, o conteúdo criado pelo próprio usuário ganha cada vez mais espaço e tende a crescer. 

Está comprovado que os consumidores confiam mais em opiniões e experiências partilhadas com outros usuários do que criados pela própria marca. Segundo as estatísticas da Flocker, de 2024, 79% das decisões de compra das pessoas são baseadas em conteúdo UGC e, de acordo com a joinbrands de 2022, a taxa de cliques de vídeos desses criadores costuma ser 400% mais elevada do que anúncios tradicionais. 

Isso significa que a combinação de UGC nas campanhas de comunicação deve crescer, ajudando na construção de credibilidade das marcas e alcançando maior público. Essa é pra colocar no radar do planejamento 2025, hein?

4. Vídeos curtos, AR (realidade aumentada), VR (realidade virtual) e conteúdo efêmero

E já que mencionamos os vídeos curtos, eles seguirão em alta, bem como os conteúdos efêmeros — aqueles com vida útil curta, mas que geram reações positivas e bom engajamento. Além disso, tecnologias como VR e AR devem crescer, pois permitem a interação do público com conteúdos digitais. Entenda a diferença:

Esse é o ponto-chave: proporcionar experiências positivas e imediatas de interações!


5. UX (User Experience) ou Experiência do Usuário

A evolução da experiência do usuário (UX) é crescente, especialmente com a integração da tecnologia às experiências humanas, como a realidade aumentada e virtual. A alta demanda de acessibilidade e personalização coloca o UX como estratégia essencial no desenvolvimento de campanhas de marketing digital. 

Para 2025, destacamos as interfaces conversacionais e VUI (Voice User Interfaces), onde o usuário interage com a tecnologia por comando de voz, com o objetivo de proporcionar satisfação e sentimento de valorização.

6. SEO (Search Engine Optimization), busca por voz e inteligência artificial

A otimização dos mecanismos de busca está sempre em evolução e é essencial para a experiência do usuário — tópico que mencionamos acima. Mas o que a busca por voz e a IA têm a ver com isso?

A inteligência artificial já está presente nos algoritmos dos motores de busca, influenciando diretamente no ranqueamento dos resultados, onde o reconhecimento das consultas em relação à intenção do usuário é fundamental — prevendo assuntos mais relevantes para cada objetivo. Dito isso, entendemos que a IA capta o que estamos buscando e localiza resultados relacionados, certo? Logo voltamos a esse ponto.

A busca por voz facilita demais o dia a dia, afinal, quem nunca perguntou algo à Alexa? Só que, quando falamos, não usamos a mesma linguagem com a qual escrevemos. Para um redator(a) como eu, é muito claro, mas pense comigo: a forma como você conversa é a mesma que você aplica ao escrever um e-mail? NÃO! E esse é o ponto… vamos à conexão.

Com a pesquisa por voz, a inteligência artificial tende a buscar as palavras-chave da maneira que falamos e não como escrevemos, certo? A conclusão é que, em 2025, os conteúdos deverão ser mais voltados para esse tipo de pesquisa, pois dessa forma fica mais fácil para o algoritmo interpretar a pesquisa e a intenção do usuário com a pesquisa — que mencionamos no começo deste tópico. 

Mas como saber o que devo usar? Ferramentas como o Google Analytics e o Search Console podem auxiliar sua equipe de marketing na hora de selecionar o que é mais indicado para o seu negócio, monitorando palavras-chave e até mesmo o desempenho do seu site, oportunizando a melhora do SEO e do UX.

Estratégias de marketing digital pra ficar de olho

Trouxemos as seis principais tendências, mas existem diversas estratégias que merecem a sua atenção em 2025 e, se você ainda não utiliza, é hora de repensar: 

1. Chatbots: programas de IA que podem simular conversas humanas e resolver problemas comuns, com suporte 24h, ideais para marcas com e-commerce, por exemplo.

2. Vídeos envolventes e curtos: os vídeos atrativos e com ganchos para as redes sociais são essenciais para garantir a retenção do usuário do seu conteúdo — saiba mais sobre eles aqui!

3. Colabs: as colaborações com influenciadores podem dar à marca acesso a um público grande e engajado.

4. Marketing de conteúdo: qualidade e não quantidade! Invista em artigos, blogs, planilhas, infográficos e tudo o que possa instruir o seu consumidor — como você tem gerado conteúdo de valor para seu cliente?

5. Benchmarking: é a análise para entender as novas tecnologias e estratégias de campanha utilizadas pelos concorrentes.

E aí? Suas estratégias digitais estão alinhadas com as tendências de 2025? Ainda dá tempo de planejar com eficiência e inovação! 

Caso precise de apoio, a KWB tem mais de 30 anos de experiência no mercado e uma equipe dedicada em planejamento de comunicação! Vamos potencializar juntos?

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