SEO com IA generativa: como sua marca pode se preparar?

14 outubro 2025

Com o avanço da IA generativa, a forma como fazemos SEO mudou e agora o marketing de conteúdo da sua empresa precisa ser pensado na personalização de buscas! Isso porque ferramentas como o Search Generative Experience (Google SGE) do Google ou a busca por voz ganham cada vez mais espaço na forma como os consumidores procuram pelo seu conteúdo — é hora de se adaptar e aproveitar oportunidades! Venha entender mais:

Search Generative Experience (SGE) do Google

Google SGE é uma evolução na forma como o Google apresenta seus resultados na busca, utilizando inteligência artificial generativa para entregar respostas mais completas, integradas e contextualizadas. Sabe aquele resumo que você recebe logo no início da página quando faz a sua busca? É disso que estamos falando!

A ideia da ferramenta é fornecer uma visão de geral em resposta à sua consulta, reunindo informações de fontes variadas da plataforma. Facilita as buscas? Sim. Mas muda o comportamento dela, influenciando diretamente na forma como produzimos conteúdo para o seu negócio! 

A KWB explica: antes o usuário costumava digitar uma consulta, clicar em vários links sozinho e montar uma resposta. Agora, a IA entrega uma resposta completa, com menos cliques necessários. Em termos de produção de conteúdo, entendemos que:

ANTES X DEPOIS
O conteúdo precisava ter títulos chamativos, meta description e SEO básico para gerar o clique.A competição é de relevância para ser uma fonte do resumo da IA.
O usuário restringia a busca por palavras-chave exatas.A IA entende sinônimos, contexto e intenção, aumentando sua busca para gerar respostas mais amplas e conversacionais. 
Perfil de leitura fragmentado, com saltos entre páginas.Resposta central linear, lógica e mais “conversada”.
Alta dependência de posição no ranking tradicional.Mesmo sendo o primeiro do ranking, pode ficar menos visível diante do resumo gerado por IA.
Em temas complexos, as pesquisas costumavam ser fragmentadas em várias partes.A SGE realiza consultas mais completas, obtendo respostas mais sofisticadas de uma vez só.

O que isso significa, na prática?

– Maior competição para ser fonte da IA, onde o conteúdo precisa ser claro, estruturado e confiável;

– Autoridade de marca faz a diferença, pois o SGE busca fontes que demonstram credibilidade e expertise;

– O conteúdo aprofundado, com dados, análises, estudos e opinião qualificada ganham o espaço dos resumos básicos;

– A experiência do usuário é toda para aumentar suas chances de aparecer no resumo;

– O acompanhamento das métricas muda!

Qual a diferença entre SEO tradicional e SEO para IA generativa?

O SEO tradicional tem como principal objetivo conquistar boas posições no ranking do Google, atraindo cliques e gerando tráfego orgânico através de estratégias como: palavras-chave, títulos bem-estruturados, meta descriptions atrativas e backlinks. O foco era fazer com que o usuário chegasse ao seu site para encontrar a resposta para sua pesquisa.

Com a IA Generativa, o foco é se tornar uma fonte confiável o suficiente para ser citada, resumida e utilizada no topo do “Al Overview”. Aqui, as estratégias exigem clareza, escaneabilidade e contextualização do conteúdo — já que a IA interpreta o conteúdo.

Outro destaque está na experiência do usuário. Enquanto no SEO tradicional estava conectada à usabilidade, para a IA essa experiência se torna ainda mais central: textos bem-organizados, dados confiáveis, respostas diretas e conteúdos multimídias aumentam as chances — isso redefine como produzimos o conteúdo!

O que mais muda? As métricas! O modelo tradicional valoriza indicadores como tráfego orgânico, CTR e posição no ranking. Com a IA, as métricas passam a ser mais qualitativas. Autoridade de marca, menções nas respostas da IA, engajamento e confiança percebida valem mais do que volume de acessos!

Impactos positivos e negativos das respostas conversacionais para o tráfego orgânico dos sites

Como deu para perceber da leitura até agora, esse modelo tende a diminuir o tráfego orgânico dos sites, mas nem tudo está perdido, ou melhor, nada se perde, pois esse formato gera tráfego qualificado, ou seja, só aparecem cliques que realmente interessam. Vamos entender melhor:

Negativo:

Como a IA gera um resumo detalhado, a maioria dos usuários já sai satisfeita e não costuma clicar nos links de referência (chamamos isso de “zero-click searches”). Com a resposta na palma da mão, as buscas múltiplas também tendem a reduzir, já que a resposta conversacional consegue entregar um panorama amplo e… em maior destaque — o “Al Overview” é a primeira coisa a aparecer.

Positivo:

Tudo nessa vida tem os dois lados! Se o usuário não ficou satisfeito com a resposta da IA, ele vai clicar para ler o link de referência, ou seja, ele está interessado em um conteúdo mais completo sobre o assunto, que é igual a um tráfego mais qualificado e engajado. Além disso, se o seu site foi citado no resumo, mesmo sem clique, sua marca ganha visibilidade.

Outro ponto positivo está no conteúdo em si: a IA não substitui análises detalhadas, estudos de caso e nem dados exclusivos, e partindo dessa afirmação, ela costuma revelar mais contexto e menos conteúdo direcionado — uma brecha de oportunidade para você captar sua audiência.

Como a busca por voz e a busca por imagem afetam o SEO?

Você pode pensar: o que isso tem a ver? E a resposta é: TUDO! Com o crescimento de assistentes por voz, como Alexa, Siri e Google Assistant, o jeito como as pessoas buscam é…? Sim, você pensou certo: conversacional — assim como nossa amiga IA generativa! 

E mais uma vez, isso impacta a forma como construímos o conteúdo! A linguagem precisa ser mais natural (como falamos) e responder perguntas. E acredite: páginas com FAQ (perguntas frequentes) têm mais chances de aparecer nesse formato, além de valorizar buscas locais como “restaurante japonês perto de mim”.

Já no visual, você precisa otimizar o conteúdo das suas imagens (sim!). Nomeie os arquivos estrategicamente e dê legendas com relevância para as imagens! Além disso, a qualidade e a exclusividade do conteúdo visual têm mais valor do que banco de imagens. O SEO Multimodal (texto e imagem) precisa estar conectado!

O papel da IA na personalização das buscas

Você acha que os resultados da minha busca (oi, redatora aqui!) são os mesmos que o da sua? A resposta é não! Mesmo que utilizemos a mesma frase ou conjunto de palavras-chave, os resultados serão personalizados para você e para mim. Isso porque a IA analisa uma combinação de fatores, como:

– Histórico de navegação;

– Comportamento de cliques;

– Tempo gasto em páginas;

– Preferências de formato.

O resultado vai variar conforme os meus e os seus gostos! Fatores geográficos também influenciam nessa resposta personalizada, como a localização, idiomas, dispositivo e até horário da busca.

Outra coisa legal é a evolução da busca! A IA registra sua primeira informação. Por exemplo, se você busca “melhores smartphones 2025” e em seguida “melhor duração de bateria”, ele já vai considerar as respostas da busca anterior — considerando tudo o que citamos acima

Como adaptar estratégias de conteúdo para continuarem relevantes?

Em um cenário em que a resposta vem direto da IA, precisamos nos adaptar — o que significa ir além do básico. Entenda as melhores formas de apresentar seu conteúdo no ambiente de IA Generativa:

Aposte em:

– Artigos aprofundados: eles são o formato de maior destaque, pois fornecem contexto, análise e informações que podem ser resumidas pela IA.

– Conteúdos multimídia: como vídeos, podcasts, infográficos e imagens originais, pois oferecem experiências que a IA não consegue reproduzir por completo.

– FAQ estruturado: perguntas e respostas diretas e estruturadas facilitam o entendimento humano e de IA — não tem erro!

Ao escrever: 

– Ofereça contexto com informações completas e bem-estruturadas;

– Clareza é essencial: títulos objetivos, subtítulos descritivos, parágrafos curtos e listas facilitam a leitura e o escaneamento;

– Demonstre autoridade e confiabilidade através de dados verificados, estudos de caso, citações de especialistas e referências confiáveis;

– Equilibre informatividade e didática, garantindo um conteúdo relevante para humanos e IAs.

Como pequenas e médias empresas podem se adaptar a essa mudança?

Investindo em conteúdo de qualidade e autoridade — mesmo sem grandes orçamentos! Dicas para você criar:

– Artigos aprofundados sobre temas do seu nicho;

– Conteúdos multimídia acessíveis;

– FAQ claro e objetivo.

Não sabe como produzir esse conteúdo com autoridade? Conte com a sua agência de publicidade favorita: a KWB Comunicação conta com profissionais especialistas! Vamos, juntos, atingir o público certo e colocar seu negócio no radar das IAs?

Veja também