A Felizze Cozinha Inclusiva é um food service que atualmente oferece os serviços de almoço e pizzaria sem glúten. Com unidades nos bairros Amizade e Vila Nova, em Jaraguá do Sul, a marca se destaca pela culinária cheia de amor e sabor, com toque caseiro e sem restrições — a casa é livre de contaminação e oferece apenas pratos sem glúten!
Como tudo começou
A história da Felizze começa com o Zé Batata, comercializando batatas suíças e almoços sem glúten. Ao perceber a dificuldade que as pessoas celíacas tinham na hora de encontrar uma alimentação para elas, o proprietário decidiu começar a fazer pizzas sem glúten para esse nicho. Iniciativa que foi muito bem-recebida pelos clientes e conhecidos, inclusive entre pessoas não celíacas, que amam o produto.
O sucesso foi tão grande, que o cliente decidiu direcionar o negócio para as pizzas sem glúten! Por isso, a família proprietária buscou a KWB Comunicação para ajudar a marca na tomada de decisões estratégicas, resultando na renovação da marca e no planejamento de comunicação para a transição.

Desafios
• A marca estava limitada ao conceito de “batata”, dificultando a ampliação de seu portfólio para outras opções gastronômicas, como pizzas.
• O nome não refletia a nova proposta do negócio, nem comunicava adequadamente ao público a especialização em produtos sem glúten.
• Era necessário reposicionar a marca sem perder o público já conquistado.
• O cliente tinha o desejo de expandir a marca no futuro.
Estratégias
• Realizar um reposicionamento completo da marca, tornando-a referência em alimentos sem glúten.
• Criar um novo nome e identidade visual que abrangessem o novo portfólio de produtos.
• Planejar uma campanha de transição que mantivesse a base de clientes existente e atraísse novos consumidores.
• Alinhar a comunicação e todos os pontos de contato, como redes sociais, fachada e materiais gráficos.

Naming
Ao coletar o briefing para o processo de naming, buscamos entender qual experiência que o estabelecimento promovia às pessoas que provavam as pizzas, associando ao sabor, aconchego, bom atendimento e qualidade do produto — a palavra-chave escolhida para o sentimento foi felicidade.
Em seguida, partimos para as pesquisas sobre o segmento e identificamos que ali o italiano é muito utilizado, devido à origem da pizza. Aqui, “felicidade” se tornou felice, que ganhou dois “zs” no lugar do “c”, em referência à pizza!
Como a pizza era o carro-chefe, mas não o produto único, optamos por manter “Cozinha Inclusiva” como sobrenome de marca, pois é abrangente e não limita o nicho exclusivamente ao sem glúten.
Desenvolvimento do logo
Depois de uma profunda análise do segmento, da concorrência, de outras marcas relacionadas ao food service e do nicho sem glúten, partimos para o desenvolvimento:

Identidade visual e transição
Com naming e logo aprovados, seguimos para o planejamento da identidade visual que, inicialmente, reforçou os símbolos e as cores da nova marca.
A transição contou com comunicação nas redes sociais, nova identidade da fachada, materiais de apoio para divulgar a transição e claro, um novo cardápio!

Novo momento
Mais uma vez, o sucesso marcou a história da Felizze Cozinha Inclusiva que, em 2024, ganhou uma nova unidade e passou por um upgrade na comunicação — contando com uma consultoria de negócio especial da KWB!
Com a abertura dessa nova unidade, foi necessário trazer mais público e conquistar novos clientes e, para isso, a KWB estruturou uma campanha 360° de reconhecimento de marca, com foco em reforçar o posicionamento da Felizze como uma casa sem glúten. Na campanha, trabalhamos com mídia externa, tráfego pago e marketing de influência.
Tráfego pago
A estratégia de tráfego pago no Meta ADS dividiu as campanhas com dois objetivos: reconhecimento de marca (1) e divulgação das programações da casa (2), conforme os horários de happy hour, almoço nas duas unidades e noites temáticas e de rodízio — com criativos pensados para esse objetivo.

Marketing de influência
Nesse novo momento, com a nova unidade, também trabalhamos em conjunto com influenciadores para a produção de conteúdos pagos — todos selecionados pela KWB Comunicação. O destaque da ação ficou por conta da Juliana Nardelli, que atingiu mais de 110 mil visualizações com apenas 1 Reel!
Redes sociais
A KWB Comunicação atuou mais uma vez na divulgação do novo espaço e dos novos serviços, que agora incluem massas sem glúten.
Evolução
Com o novo posicionamento da marca e o apoio da KWB, a Felizze se transformou:

Resultados
Após a ativação da campanha de reconhecimento de marca com foco em cozinha sem glúten, as vendas aumentaram em 30% só no primeiro mês!