Plano de comunicação interna: estratégias de endomarketing para alinhar seu time e começar o ano com o pé direito!

23 janeiro 2025

A comunicação interna, ou endomarketing, consiste no conjunto de estratégias que visam manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos de uma organização. E assim como o contato com o público externo, essas ações também exigem um plano de comunicação. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

O plano de comunicação para endomarketing visa colocar em ordem tudo o que será feito durante o ano no que diz respeito às estratégias de endomarketing; ele antecipa ações a serem executadas para alcançar os objetivos da organização para com os colaboradores. Mas por que é importante? Porque traz uma série de benefícios para a organização! Confira:

→ Melhora o clima organizacional: por meio da comunicação interna e ações com os colaboradores, os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação. Com isso, a distância entre departamentos é reduzida e as pessoas passam a interagir mais e trabalhar em sintonia.

→ Aumenta a produtividade: já ouviu o ditado de que “Quem trabalha feliz, trabalha melhor”? Esse é o espírito! Quando o colaborador se sente mais engajado com os objetivos da empresa, é natural que se esforce mais para contribuir com o sucesso do negócio. Cada um passa a entender seu papel, sua importância e o impacto que causa nos resultados.

→ Diminui a taxa de rotatividade: as noções de produtividade e o sentimento de relevância na empresa contribuem para um tempo maior de permanência dos colaboradores. Além disso, funcionários motivados e felizes quase não têm motivos para sair da empresa — uma mudança de ares é menor considerada se a vida no trabalho for compensadora.

→ Facilita a integração de novos funcionários: com um bom clima organizacional, novos funcionários tendem a se adaptar mais rápido ao ambiente, sentindo-se mais à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e aproximar-se dos colegas.

→ Minimiza boatos e fofocas: algo que destrói qualquer ambiente de trabalho são as fofocas, rumores e boatos! Esse comportamento costuma vir da falta de comunicação interna, onde as informações são escondidas ou mal distribuídas pelos líderes. O jogo precisa ser aberto com os colaboradores — comunicação!

→ Reduz efeitos de uma crise: quando uma empresa expõe os momentos difíceis ao público interno e as ações planejadas para melhorar, ela consegue reforçar a união entre os funcionários. Isso abre espaço para a participação da equipe com ideias e feedbacks para melhorias, garantindo comprometimento nas soluções. 

Agora que entendemos sua importância para uma organização, vamos falar sobre os pilares que sustentam a comunicação interna e guiam as ações de endomarketing. E antes de qualquer planejamento de comunicação interna, é fundamental compreender que as ações e atividades precisam estar alinhadas com os tópicos a seguir: 

→ A estratégia da companhia;

→ O orçamento da empresa;

→ O clima organizacional;

→ A equipe disponível para executar as ações;

→ A maturidade da empresa em receber a informação;

→ O cenário político e econômico do País — sim, é preciso entender do ambiente externo para alinhar à estratégia da organização.

Entendendo bem o negócio, é hora de basear as ações nos três pilares — sempre em equilíbrio:

1. Informar: importante para tornar comum os dados e informações relevantes da empresa, porém, é fundamental estar aberto ao diálogo.

2. Motivar: essencial para elevar a moral e motivar os colaboradores. Para atingir esse objetivo é essencial que a comunicação interna colabore com a construção de sentido, onde o funcionário se perceba como parte do processo de evolução.

3. Conectar: o mais desafiador de todos é criar o elo entre a empresa e o colaborador, criando um ambiente aberto para diálogo constante, com transparência e sentido.

Suas ações sustentam esses pilares? É por isso que o plano de comunicação interno é essencial! 

Agora que sabemos que é importante, que precisamos entender do negócio e respeitar os pilares da comunicação interna, quais ferramentas podemos usar para nos comunicar com a equipe interna? Vamos às mais comuns:

→ Mural: uma das mais utilizadas pelas empresas! Embora menos tecnológica, é uma ótima forma de garantir a atenção dos colaboradores! Geralmente são alocados em locais de grande circulação de pessoas.

→ E-mail: foi uma das primeiras ferramentas digitais de comunicação interna, nele a comunicação é instantânea e permite diálogo aberto entre colaboradores.

→ Feedback: a cultura de feedback deve ser praticada nas empresas, ela permite o diálogo e gera conexão entre gestores e colaboradores. Tenha um calendário com essas conversas previstas!

→ Reuniões e conferências (podem ser on-line): é uma ferramenta essencial para manter o contato com a equipe, abrir espaço para diálogos coletivos e alinhar informações importantes. Que tal reservar um dia na semana para conversar com os colaboradores? A periodicidade ajuda a eliminar os ruídos!

→ Newsletters: aquele jornalzinho digital, que pode ter até uma pegada mais descontraída, é uma ótima maneira de manter a equipe informada e engajada!

→ Redes sociais e WhatsApp: quem não tem rede social hoje em dia? O próprio WhatsApp e Instagram oferecem o recurso de canais ou grupos, que podem se tornar uma maneira de gerar interação entre os colaboradores e uma ponte de conexão com o negócio.

→ Ações de endomarketing: seja um mimo com mensagem motivacional ou uma festa comemorativa, as ações sempre abrem espaço para os colaboradores se conectarem com a empresa, o propósito e os valores do negócio!

Mas KWB, na prática, quais as melhores dicas para montar esse plano de comunicação interno? É óbvio que a gente pensou nisso! Vamos de passo a passo: 

1. Diagnóstico: entenda como é a situação atual de comunicação na organização. Analise como os colaboradores se relacionam e como flui a comunicação em diferentes níveis hierárquicos — pesquisas de feedback ajudam a captar insights nessa etapa.

2. Objetivos: a comunicação interna da empresa precisa estar alinhada às estratégias do negócio. A ideia é usar as ações como apoio para a realização de metas de curto, médio e longo prazo.

3. Mapeamento: crie um calendário anual que inclua datas importantes, eventos de marketing e endomarketing e outras iniciativas relevantes. Isso ajudará a coordenar como e quando as informações serão comunicadas.

4. Ferramentas: identifique quais canais são mais eficazes para alcançar todos os colaboradores: é por e-mail, por WhatsApp, pelo mural? Diversificar pode ser uma boa escolha caso deseje abranger a todos. Pense nisso!

5. Estratégia: desenvolva ações específicas para cada objetivo planejado e certifique-se de que sejam bem-coordenadas entre os departamentos.

6. Mensuração: como tudo na comunicação, tem que mensurar o resultado! É crucial saber se a ação funcionou bem, se atingiu o objetivo e se engajou os colaboradores — pesquisas internas podem ajudar!

Como são as ações na KWB?

A KWB Comunicação aplica essas regrinhas há bons anos e é nosso diferencial como agência! Aqui, os colaboradores têm o coração quentinho e orgulho de pertencer a esse legado de mais de 30 anos! 

Eis algumas ações que a gente aplica: 

→ Café de boas-vindas e apresentação do plano anual de comunicação interna: no primeiro dia de trabalho, os colaboradores são recebidos com um supercafé da manhã e conhecem as ações que vão acontecer naquele ano — sem muitos detalhes que é pra não dar spoiler!

→ Reuniões de quarta: toda quarta-feira na KWB a equipe completa se reúne para receber avisos paroquiais da agência, atualizar-se de tendências do mercado, comunicar novos processos internos e trazer convidados para agregar conhecimento ao time.

→ Reconhecimento de tempo de casa: os colaboradores que completam 3, 5 e 10 anos de casa recebem um voucher de viagem para celebrar essa parceria.

→ Comemoração de aniversário e tempo de casa: em toda última quinta-feira de cada mês, a equipe celebra os aniversariantes e também os funcionários que completam tempo de casa — é óbvio que esses momentos envolvem comida e mensagens de amor e reconhecimento da equipe!

→ Dia da Família: os familiares dos colaboradores já tiveram, em algumas edições, a oportunidade de conhecer a agência, o trabalho de cada colaborador e entender nossa cultura, propósito e valores.

→ Dia do Pet: os colaboradores também já puderam trazer seus melhores amigos peludos para um dia no trabalho, o que motivou a equipe e, óbvio, todos se derreteram com os animaizinhos!

→ Dia das Crianças: todo ano é preparada uma surpresa especial para os colaboradores, que têm o pique e a criatividade inspirados nelas! Já tivemos pula-pula, escorregador, pintura de doces e muito mais!

Quer ajuda para engajar a sua equipe? Conte com uma agência de comunicação para endomarketing! A equipe de planejamento está preparada e antenada para planejar com você ações que comuniquem seu negócio e transformem o ambiente de trabalho na sua empresa! Entre em contato e descubra como podemos te ajudar!

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